Bate-papo com profissionais Candidatos

Dia do Engenheiro: Entenda um pouco mais sobre essa profissão

Bernardo Maia, 28 anos, formado em Engenharia Elétrica pela UFV, atua há mais de três anos como consultor de mercado de energia elétrica.

Por que escolher Engenharia Elétrica como profissão?

Além de ser uma profissão muito interessante e cheia de desafios, tem muitas perspectivas de crescimento e é bem posicionada e avaliada no mercado.
A formação do engenheiro eletricista é bem ampla e capacita o profissional para atuar tanto em setores clássicos como máquinas elétricas (geradores e motores), sistemas elétricos de potência (geração, transmissão e distribuição de energia) e eletrônica, quanto em setores mais modernos, como processamento de sinais, controle e automação e tecnologia da informação.
Além disto, devido aos fortes conhecimentos em matemática e modelagem de sistemas, é muito comum ver engenheiros atuando no mercado financeiro e mercado de energia.

Conte-nos qual trabalho que você mais sente orgulho de ter participado?

O projeto que mais me orgulho de ter participado é o SYDLE ENERGY, que é um software de gestão de energia com foco no mercado livre, voltado para médias e grandes empresas. Atuando no Mercado Livre, as empresas conseguem energia a preços menores, porém a complexidade da gestão é maior, e um software se torna necessário para se ter eficiência na contratação de energia, monitoramento das cargas, conferência de faturas e planejamento estratégico.

Eu me sinto bastante orgulhoso desse projeto, porque tenho uma participação ativa na construção e evolução desse sistema.
Hoje, esse sistema é reconhecido no mercado nacional como um dos melhores softwares de gestão de energia. E está implantando em empresas de renome.

Conte um pouco qual é a sua participação como engenheiro eletricista neste sistema?

Meu papel no desenvolvimento do SYDLE ENERGY é de analista de produto, que é o responsável por entender as necessidades do mercado e indicar como o sistema deve atendê-las. Para isto, o analista de produto deve conhecer a fundo as regras de mercado, prever novidades e tendências e monitorar concorrentes e oportunidades.

Agradecemos a contribuição de Bernardo e o parabenizamos pelo dia!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: