Bate-papo com profissionais Candidatos

Dia do Químico – 18 de Junho

Entrevista com Myriam Souza Dias (Engenheira Química da Vale)

Para quem não sabe, este mês, especificamente no dia 18, comemoramos o dia do Químico e, por isso, convidamos a Engenheira Química Myriam Souza Dias para nos contar um pouco da profissão.

Para os admiradores da carreira, aproveitem para conhecer mais sobre a rotina de trabalho desse profissional por meio da entrevista abaixo.

Perguntamos a Engenheira o que a levou a escolher tal profissão.

“ Escolhi engenharia química especialmente por causa da química orgânica e como gostava também da matemática, optei pela engenharia. Desde o início, o processo industrial, de transformação me atraiu. Comecei a trabalhar no Centro de Pesquisas Tecnológicas da MBR na área de laboratório químico, a princípio com minério de ferro e depois com ouro, cromo, manganês e vanádio. Com o passar do tempo fui me envolvendo com a tecnologia mineral através da composição dos minérios, visualizada pela análise química, passei a coordenar o laboratório de produção e mais a frente a amostragem dos processos de concentração e produtos finais. Hoje, a Gerência que ocupo é responsável pela medida da qualidade desde a pesquisa geológica, passando por todo processo produtivo até a emissão do certificado de qualidade do minério embarcado. A engenharia química me possibilitou desenvolver meu trabalho sempre com a visão do processo que está sendo atendido, procurando não só as melhores técnicas, mas o custo adequado, o tempo de resposta pretendido, a automação necessária. Isto me levou a novos desafios dentro da empresa e me deu oportunidade de crescimento.”

E quanto às dificuldades enfrentadas no começo da carreira, realidade de todo profissional que se inicia. Você teve alguma?

“A maior dificuldade no início foi me posicionar como uma profissional na mineração sendo mulher.”

[mc4wp_form]

Para aqueles que estão iniciando a sua carreira o que você sugere?

“ Diria para se ariscar, estudar, conhecer ao máximo e aproveitar todo o universo de opções que um curso como engenharia química oferece. Como o  campo de trabalho vai de alimentos a siderurgia é bom se informar, procurar bons cursos de especialização e  trabalhar sempre onde lhe ofereçam desafios e crescimento pessoal e profissional.”

 

Myriam Souza Dias é Engenheira Química graduada pela UFMG, com especialização em Engenharia de Qualidade pela SME e Gestão de Negócios pela FDC. Trabalha com Mineração desde junho de 1985, inicialmente na MBR e atualmente na Vale, como Gerente de Qualidade de Produtos do Sistema Sul.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: