Empresas Recrutamento e Seleção

Confira 6 dicas para acelerar o processo de contratação da sua empresa

dicas para acelerar o processo de contratação

O processo de seleção de recursos humanos é muito importante para o recrutamento de profissionais para uma empresa. Cada organização possui necessidades específicas, a depender de seu tamanho, do setor em que a empresa atua, entre outras especificidades. Se sua empresa for uma startup no setor de tecnologia digital, por exemplo, é essencial que seu processo seletivo busque novos talentos e profissionais altamente criativos. Empresas maiores podem escolher realizar de forma unificada o processo de contratação de funcionários, criando ainda um banco de cadastros para eventuais necessidades ao longo do ano. Como agilizar então esses processos de contratação em sua empresa? Confira nossas dicas!

Divulgue as vagas de sua empresa de forma mais eficiente

Para fazer um bom “pool” (reservatório, fonte) de candidatos às vagas de sua empresa, o primeiro passo é a divulgação de processos seletivos em meios adequados. Se sua seleção preza pela experiência dos candidatos e currículos mais consolidados no mercado, é necessário fazer prospecção de candidatos, talvez contratar head hunters, ou mesmo buscar em empresas de bancos de dados cadastrais. Divulgar em redes sociais e na web é uma boa forma de atrair profissionais mais jovens e antenados com as transformações tecnológicas atuais.

Defina bem as atividades e responsabilidades da vaga

A divulgação do processo seletivo deve conter também uma breve (mas completa) descrição sobre as atividades e as responsabilidades compreendidas no exercício da vaga anunciada. Essa recomendação é especialmente importante para evitar problemas futuros, seja de frustração das expectativas do profissional, seja de incapacidade de realização das tarefas demandadas pela empresa no cotidiano profissional. Esse ajuste de expectativas e de resultados previamente ao processo de contratação melhora a qualidade dos inscritos e o desempenho do profissional no exercício da vaga.

Faça uma boa filtragem dos candidatos antes das entrevistas

Ao receber currículos de candidatos em potencial, não deixe de fazer um estudo minucioso dos perfis de cada profissional. Elimine logo aqueles candidatos que não dispõem das qualidades necessárias para o exercício da vaga. Isso facilita o processo seletivo e torna as dinâmicas de entrevista e a escolha final mais eficiente.

Use a tecnologia para minimizar custos e agilizar os processos

Hoje em dia, a tecnologia deve ser usada a favor da empresa (e do empregado) na seleção de perfis profissionais. O Skype pode ser utilizado para entrevistar profissionais que se encontram fora da sede da empresa. Essa é uma forma de viabilizar a contratação de talentos que residam em outras cidades, mas que sejam competentes e interessados no preenchimento da vaga.

Existem diversas soluções online que auxiliam a minimizar os custos e agilizar os processos de contratação da sua empresa. Uma delas é o software de recrutamento e seleção, onde você poderá integrar, automatizar e organizar os processos de seleção da sua empresa.

Mantenha um banco de dados para potenciais candidatos

Após a finalização do processo seletivo, não descarte imediatamente os candidatos não selecionados. Essas pessoas podem ser incluídas em um banco de dados da empresa para futuras contratações. É muito comum que alguns recém-contratados não se adaptem à empresa. Nesses casos, que tal recorrer a um candidato excedente no último processo de recrutamento?

Verifique as referências antes de contratar um profissional

O momento de finalização do contrato de trabalho deve ser acompanhado de uma verificação extensiva das referências de cada candidato. Seja por meio de cartas de recomendação, seja por meio de telefonemas a ex-empregadores, essa verificação de referências evita surpresas em momentos posteriores à contratação, além de acarretar maior segurança para a empresa.

Curtiu nossas recomendações? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui seu comentário e mantenha-se atualizado!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: