Recrutamento e Seleção

5 dicas para a contratação de um trabalhador estrangeiro

5-dicas-para-contratacao-de-um-trabalhador-estrangeiro

Contar com colaboradores estrangeiros na sua empresa pode trazer uma série de benefícios para o negócio. Além de trazer diversidade cultural e soluções para a organização, você ainda aumenta as suas chances de expansão do negócio, uma vez que conta com a colaboração de um funcionário que tem conhecimento do mercado internacional.

Mas, você sabe como atrair talentos de outros países para a sua empresa? Entende qual a regulamentação que deve ser cumprida?

Preparamos este artigo para que você descubra cinco dicas para contratar um trabalhador estrangeiro para a sua empresa. Acompanhe!

1. Entenda bem a legislação

Existe uma lei específica para a contratação de profissionais de outros países por empresas brasileiras, a Lei 13.445/2017. É ela que declara o direito de estrangeiros se estabelecerem e trabalhem no país e especifica a documentação necessária para a regulação dessa atividade.

No caso de trabalho fixo, a sua empresa precisa entrar com um processo junto à Coordenação-Geral de Imigração, no Ministério do Trabalho e Emprego. Ele será analisado pelas pessoas responsáveis e a atividade só pode ser realizada caso autorizado. O trabalhador estrangeiro precisa ter em mãos o passaporte, visto para exercer atividade remunerada e alguns outros documentos exigidos pelo Conselho Nacional de Imigração.

2. Crie um propósito inspirador

Além de entender a legislação que regulamenta o trabalho de estrangeiros no Brasil, é essencial que você, efetivamente, atraia profissionais talentosos e capacitados para o seu negócio. Uma das formas de fazer isso é criando um propósito inspirador.

Isso porque, você precisa dar um motivo sólido e concreto para que o trabalhador deixe o próprio país e passe a fazer parte da sua empresa. Portanto, avalie o que você pode proporcionar a essas pessoas e quais são os benefícios e diferenciais que a sua empresa pode oferecer e utilize essas informações para atrair talentos.

3. Proporcione um ambiente acolhedor

Um profissional de outro país vem acompanhado de um bagagem cultural e de rotina e ambientes de trabalho totalmente diferentes da sua empresa. Além disso, ele pode ter dificuldades para se comunicar em português inicialmente, tanto com os gestores quanto com os colegas.

Portanto, antes de receber o novo colaborador, é essencial que você prepare a sua empresa para acolhê-lo da melhor forma possível. O ambiente de trabalho deve ser agradável e propício para o desenvolvimento das atividades propostas. Além disso, a sua equipe deve estar preparada para lidar com uma cultura e realidade nova, socializando o novo funcionário na empresa.

4. Invista na sua marca como empregadora

Existem empresas internacionais que despertam o desejo de profissionais qualificados em diversos países. Isso porque, a reputação da marca como empregadora se espalhou pelo mundo e chegou aos ouvidos dos melhores talentos do mercado.

Faça o mesmo com a sua empresa e invista no EVP (Proposta de Valor ao Empregado) e Employer Branding do seu negócio agora mesmo. Ou seja, crie estratégias para que a sua organização fique conhecida como uma boa empresa para trabalhar. Você pode investir em um ambiente dinâmico e inovador, possibilitar o crescimento e desenvolvimento da sua equipe ou proporcionar benefícios atrativos.

5. Use a tecnologia e empresas parceiras como aliadas

A tecnologia pode ser uma grande aliada na busca e seleção de talentos de outros países. Algumas empresas oferecem plataformas completas para que você encontre os melhores profissionais estrangeiros para compor o seu time.

Com isso, você facilita a forma de divulgação da vaga e aumenta as chances de sucesso na contratação. Além disso, você é capaz de encontrar talentos alinhados aos valores e cultura da sua organização, agregando valor à sua equipe.

A Contratanet oferece soluções eficazes e eficientes para que você encontre os melhores profissionais para a sua empresa, tanto em território nacional quanto em solo estrangeiro. Entre em contato com a gente e descubra agora mesmo como podemos te ajudar a buscar um trabalhador estrangeiro para a sua empresa!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: