Empresas MyTalents Recrutamento e Seleção

Divulgação de vagas: 4 dicas para acertar em cheio!

A conquista de talentos para uma empresa começa ainda na fase de divulgação das vagas. Sim, o modo como elas são expostas ajuda a atrair os candidatos mais adequados para preencher o cargo — ou não, dependo do que for feito.

Pensando em ajudá-lo a tornar o processo mais eficaz, desenvolvemos o post de hoje especialmente para você! Aqui, mostraremos os melhores truques de marketing, principalmente digital, que ajudarão na divulgação de vagas da sua empresa e que são fundamentais para atrair os profissionais certos. Continue a leitura!

1. Faça uma descrição completa antes da divulgação de vagas

Antes de começar a aplicar as suas estratégias de divulgação, é preciso se atentar à descrição da vaga. Além de ser detalhada, com informações sobre responsabilidades, requisitos, benefícios e contato de envio para o currículo, ela precisa conter palavras-chave.

Dessa maneira, os candidatos que procurarem recolocações na web terão mais facilidade de encontrar a sua vaga. Ou seja, quando bem usadas, as técnicas de SEO — tão utilizadas no marketing digital — o colocarão em destaque nos buscadores.

2. Use as redes sociais para aumentar o seu alcance

Que tal apostar nas redes sociais? Elas alcançam milhões de pessoas e são bastante eficazes para a divulgação de vagas. No entanto, é importante fazer uma segmentação do público para, assim, de fato atrair candidatos com potencial para a sua empresa.

Utilize os grupos específicos e faça anúncios pagos para atingir mais pessoas. Lembre-se de que a campanha deve ser bem estruturada e explorar os principais pontos da vaga, de preferência acompanhada de uma peça gráfica atrativa e diferenciada.

3. Crie campanhas virais

Uma boa maneira de divulgar vagas é trabalhar com campanhas virais. Elas têm como principal objetivo serem atrativas, envolventes e, ao mesmo tempo, criar identificação nos espectadores, despertando assim uma chamada para a ação por parte do candidato.

Se você se propõe a fazer um processo seletivo diferenciado, essa alternativa deve estar na sua lista. Para isso, é importante contar com a ajuda do departamento de marketing e comunicação para estruturar a campanha. A partir disso, é hora de fazer uma divulgação massiva nas redes sociais para gerar engajamento e participação no processo.

4. Use uma ferramenta de RH

Utilizar uma ferramenta de recrutamento é a chave para o sucesso da comunicação entre vagas abertas e candidatos ideais, isso porque as métricas utilizadas nessas plataformas garantem mais assertividade aos recrutadores.

Além de priorizar a organização e centralização dos processos, é possível realizar toda comunicação ativa com os candidatos através do envio de e-mails em massa por etapa para todos os participantes do processo seletivo.

Para escolher a opção certa, é fundamental que o portal esteja alinhado com o perfil da empresa. Por isso, é importante escolher uma plataforma com usabilidade facilitada e que tenha processos adaptáveis a realidade da sua empresa.

Além disso, seguir esse caminho gera menos custos para a organização, já que você paga um valor fixo por um pacote de serviços mensal e que pode ser adaptado de acordo com a necessidade do RH.

Viu só? A divulgação de vagas é uma etapa importante do processo de seleção e, por isso, requer bastante cuidado desde a descrição da vaga até a escolha da plataforma. A Contratanet possui uma excelente ferramenta para otimizar e organizar seus processos seletivos. Conheça agora o MyTalents! Com ele você cadastra as oportunidades de trabalho em um único local e suas vagas são amplamente divulgadas em todos os portais da rede. E o melhor: as empresas não pagam para divulgar suas oportunidades e os candidatos também não pagam para procurar as vagas.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: