Empresas RH

Employer branding: entenda este método para atrair talentos para empresa

A inovação está chegando rapidamente em todos os âmbitos das empresas — e o processo de recrutamento não fica de fora. Surgem conceitos como gameficação, mapeamento comportamental, seleção por competências, e diversos outros.

Entre eles está o employer branding. Mas você sabe o que ele significa? Quais os resultados reais que essa prática pode trazer para a sua empresa?

Para sanar suas dúvidas sobre o que é employer branding, qual a importância dessa metodologia na atração de talentos e como implementá-la na sua empresa, continue a leitura e descubra como potencializar os seus resultados de RH!

O que é employer branding?

Os seus funcionários possuem opiniões formadas sobre o que significa trabalhar na sua empresa. Esse ponto de vista também chega aos outros profissionais e talentos do mercado, o que pode despertar (ou não) o desejo de trabalhar com o seu negócio.

Portanto, com ou sem consciência disso, você possui uma reputação como marca empregadora. Ela depende de diversas práticas de RH, ambiente organizacional, cultura da sua empresa, possibilidade de desenvolvimento e crescimento dentro da organização, entre outros aspectos.

É nesse contexto que entra o employer branding. Esse conceito corresponde a um conjunto de práticas e técnicas utilizadas para melhorar a reputação empregadora da sua empresa. Ele influencia a forma como os seus funcionários vêm a empresa, o que reflete diretamente no mercado.

Por que o employer branding é tão importante para atrair talentos?

Quando a sua empresa investe no próprio colaborador — melhorando a experiência de trabalho que ele tem dentro da organização —, também melhora a sua reputação como marca empregadora. Essa informação sai da sua empresa, seja por marketing próprio, prêmios e reconhecimento por parte de outras instituições ou comunicação direta dos seus funcionários, chegando aos ouvidos dos melhores talentos do mercado de trabalho.

Dessa forma, a utilização de técnicas de employer branding te ajuda a atrair pessoas mais qualificadas e capacitadas, com valores semelhantes aos da sua empresa e mais conectadas aos seus objetivos estratégicos. Com isso, a sua equipe de RH é capaz de poupar recursos e esforços na busca por profissionais engajados e que gerem valor para o seu negócio uma vez que há um aumento da procura espontânea.

Isso não significa que o seu processo de recrutamento vai deixar de existir. Porém, o trabalho é facilitado e os candidatos para as vagas divulgadas acabam sendo mais alinhados ao que você busca no mercado.

Portanto, investir em employer branding traz diversos benefícios para a sua empresa, tanto para os colaboradores internos quanto na atração de talentos. Descubra agora algumas dicas de como implementar essas práticas!

Como implementar o employer branding?

Converse com os seus colaboradores

Investigue com os seus colaboradores quais as mudanças que podem ser implementadas na sua empresa para melhorar o seu engajamento e motivação com as atividades realizadas. Além disso, descubra o que eles valorizam no ambiente de trabalho e o que pode melhorar a satisfação deles com a organização.

Planeje bem as técnicas

Planeje o processo com cuidado. O employer branding não consiste em um conjunto de ações independentes entre si, mas sim uma mudança cultural completa, com práticas integradas e inovadoras. Portanto, defina quais as técnicas você quer utilizar e crie um cronograma em colaboração com os seus colaboradores. Algumas ideias de práticas são:

  • rotinas inovadoras;
  • flexibilidade de horários;
  • benefícios corporativos;
  • ambiente de integração;
  • flexibilidade de códigos de vestimenta;
  • valorização do colaborador;
  • plano de carreira e possibilidade de desenvolvimento;
  • menor burocracia;
  • liberdade criativa.

​Implemente e mensure os resultados

Coloque o seu plano em prática e mensure os resultados periodicamente. Dessa forma você pode diagnosticar problemas ou técnicas que não estão gerando os resultados esperados. Com isso, é possível realizar ajustes no plano inicial de forma a garantir a efetividade do employer branding na sua empresa.

Investir em práticas inovadoras de RH é essencial para se manter competitivo no mercado. O employer branding é uma das técnicas que pode te ajudar a atrair os melhores talentos do mercado, que potencializam os resultados do seu negócio. Invista nessa metodologia hoje mesmo e aproveite todos os benefícios que ela pode gerar para a sua empresa!

Gostou do artigo? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram para ficar por dentro das novidades sobre esse e outros assuntos.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: