Empresas RH

Endomarketing: por que ele é tão importante para a empresa?

Por muito tempo, o marketing teve foco somente no público externo da empresa, mais especificamente nos clientes finais. Porém, isso tem mudado. Atualmente, existem também estratégias voltadas para o público interno, os colaboradores, e essa prática é conhecida como endomarketing.

A questão é: por que isso? Qual a vantagem de focar nos clientes internos? O fato é que os profissionais representam um grande diferencial competitivo.

Equipes motivadas entregam melhores resultados, fazem mais com menos e ainda tornam-se promotoras da marca. Resumindo, representam sucesso e crescimento para o empreendimento.

Não por acaso, muitas companhias já investem no assunto. É possível destacar gigantes como a fabricante Fiat, WiseUP e Citibank. Todas criaram ações capazes de otimizar a percepção de pertencimento dos seus profissionais bem como a motivação e a satisfação.

Pensando em tudo isso, criamos um guia incrível para te auxiliar. Hoje, você vai entender mais sobre endomarketing, seus benefícios e as estratégias que podem ser utilizadas. Boa leitura!

O que é o endomarketing

O endomarketing é uma estratégia que foca no público que está dentro da empresa, como os revendedores, acionistas e fundadores. Mas, na grande maioria das vezes, suas ações estão voltadas para os próprios funcionários, também chamados de clientes internos.

A lógica é muito simples. Se uma empresa não consegue manter seus clientes internos felizes e comprometidos, como fará isso com os externos? Se os colaboradores não vestem a “camisa” da organização e não acreditam no produto, como venderão isso para outras pessoas?

Essa abordagem centrada no colaborador (employee-centric) é cada vez mais comum, especialmente em grandes companhias. Hoje, entende-se que, para alcançar resultados fora da curva, é preciso ter uma equipe feliz, alinhada e comprometida.

As ações de marketing interno são as mais variadas possíveis, desde vídeos institucionais até programas de incentivo. Os objetivos também são muitos; pode ser a retenção de talentos, a motivação para o alcance das metas ou a integração de novos contratados.

As principais áreas do endomarketing

Como toda ciência abrangente, as ações de marketing interno podem ser subdividias em partes. Assim, é possível compreender com mais clareza, planejar com mais eficiência e agir com maior foco no que se deseja. Veja, então, as principais áreas!

Comunicação interna

Busca facilitar o diálogo dentro da empresa bem como integrar novos contratados ao dia a dia. O objetivo é encontrar novos canais de comunicação, cascatear as informações necessárias e eliminar possíveis problemas/conflitos por meio da melhoria do diálogo.

Employer branding

O employer branding representa a construção de uma marca empregadora, com o objetivo de atrair ou reter profissionais talentosos. Lembre-se que times de alta performance são construídos a partir de colaboradores de excelência, que entregam resultados acima da média.

Marketing de incentivo

Por mais qualificados que os profissionais sejam, precisam de motivação para realizar as tarefas diárias com agilidade, qualidade e eficácia. Esse é o objetivo do marketing de incentivo. Com ele, é possível manter todos entusiasmados na busca pelos interesses organizacionais.

As estratégias mais eficazes de marketing interno

A escolha da melhor estratégia pode variar muito de acordo com a finalidade; então, defina exatamente o que deseja alcançar.

Dentre os principais objetivos, é possível destacar cinco:

  1. reter profissionais acima da média;
  2. obter resultados ainda melhores;
  3. otimizar a produtividade da equipe;
  4. facilitar o processo de comunicação;
  5. melhorar o clima organizacional.

Após isso, fica mais fácil escolher a ferramenta que será usada. Conheça as mais comuns!

Eventos para o público interno

É possível oferecer palestras motivacionais, cafés da manhã, confraternizações, workshops ou mesmo comemorar datas especiais (como um aniversário ou a páscoa).

Ao criar um evento específico para os clientes internos, é possível demostrar que você aprecia seu trabalho. Tenha certeza que, na maioria das vezes, o valor gasto será ínfimo em relação ao retorno obtido.

Campanhas de integração

As campanhas de integração não servem apenas para os novos funcionários, mas para qualquer pessoa que não se sinta realmente parte do time.

Dentre as possíveis soluções, é possível falar em happy hour, apresentações institucionais, cartilhas de conduta ou a saída em um final de semana para praticar esportes.

Novos canais de diálogo

Uma boa comunicação garante um time mais alinhado e comprometido com os resultados, mas é preciso identificar e aplicar canais que facilitem esse processo.

Dentre os principais, é possível destacar: murais de recados, aplicativos mobile, sistemas especializados, caixa de sugestões, intranet e redes sociais corporativas.

Benefícios complementares

Quando se fala em benefícios, logo se pensa nos mais tradicionais (como plano de saúde, odontológico e seguro de saúde). Mas é preciso ser criativo; algumas vantagens oferecem custos ínfimos e têm um imenso valor para os funcionários. Veja: vale cultura, uso não obrigatório de uniformes, horários mais flexíveis, parcerias com academias, bolsas de estudo etc.

Campanhas de incentivo

Incentivar os profissionais é uma importante vertente do endomarketing, mas como fazer isso? Muitas pessoas pensam apenas nas recompensas financeiras, contudo existem diversas outras.

É possível destacar: almoço com o CEO, viagem de incentivo, dia de folga remunerada, vaga exclusiva na garagem da empresa, premiações em bens e assim por diante.

Companhias que aplicam ações nesse sentido

Como dito no início, existem muitas corporações que já investem no assunto. Um exemplo muito simples e eficaz é o da Fiat, fabricante italiana de carros. Nela, os primeiros testes drive dos lançamentos são feitos pelos colaboradores — uma forma de demonstrar que entende o valor dos profissionais (veja, não há nenhum custo).

Outro exemplo é o da startup SambaTech, que produz anualmente um evento conhecido como Hack Week. Nele, os profissionais não impulsionados a buscar soluções que beneficiem a companhia.

Durante o evento, há muita comida, bebida e até um food truck disponível para os funcionários. No final, as melhores ideias são premiadas.

O primeiro passo para investir no marketing interno

É possível observar que são infinitas as possibilidades, basta ser criativo. A questão é: por onde começar? Qual o primeiro passo para investir com sucesso em endomarketing?

Comece ouvindo seus colaboradores; lembre-se de que eles são o principal foco. Entenda o que acham da empresa, qual o grau interno de satisfação, o que pode ser melhorado, quais ações devem ser prioridade, como o clima organizacional é percebido e assim por diante.

Só depois, pense no que deve ser feito. Em algumas companhias se perceberá a necessidade imediata de criar novos canais de comunicação, já em outras a demanda por incentivos que instiguem melhores resultados. Isso varia de negócio para negócio.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Já sabe o que é endomarketing, as principais estratégias, benefícios, cases de sucesso e os primeiros passos para investir no assunto. Então, não deixe para depois. Use esse conhecimento em sua empresa!

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para multiplicá-lo com seus amigos. Compartilhe-o em suas redes sociais!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: