Candidatos Carreira

5 ensinamentos sobre carreira para aprender com Mad Men

os ensinamentos de mad men

Você já ouviu falar sobre Mad Men? Essa série foi um verdadeiro sucesso nos Estados Unidos e retratava o cotidiano da Sterling Cooper, uma agência de publicidade de Nova York nos anos 1960. Seus personagens principais, Don Draper e Peggy Olson, começam como um publicitário de sucesso e uma tímida secretária, para então enfrentarem diversas mudanças de carreira e de contexto profissional.

Se você é fã da série, sabe que há muito o que aprender com as várias temáticas que foram tratadas ao longo da trama e que podem muito bem ser aplicadas em nosso meio profissional hoje em dia. Assuntos como machismo, inovação, competitividade e conduta no ambiente profissional são relevantes tanto dentro da empresa quanto fora dela. Esses e outros temas são muito importantes para definir seu futuro profissional. E então, por que não aprender alguns ensinamentos com Mad Men? Confira!

Esteja sempre em busca de melhores condições de trabalho

Insatisfação e frustrações cotidianas não combinam com qualidade de trabalho e progressão na carreira. Para atingir todos os seus objetivos profissionais, nada melhor do que estar sempre à procura por melhores condições laborais. Foi exatamente isso que Peggy fez, desde seus primeiros dias na agência de publicidade Sterling Cooper. Ela começou como secretária e ascendeu profissionalmente até o ponto de competir com seu chefe, Don Draper. Essa personagem sofreu muito durante toda a série, mas não deixou de reclamar e de se fazer ouvida. Eventualmente, o resultado foi sempre o mesmo: ela acabou encontrando uma solução para seus problemas. Que tal você fazer o mesmo?

Não se apaixone no local de trabalho

Tudo bem que essa agência de publicidade de Nova York era recheada de tórridos romances e relacionamentos no local de trabalho. Mas para quem assistiu à série, o resultado foi sempre o mesmo: prejuízos às carreiras dos envolvidos. Para Peggy Olsen e seu colega de trabalho, Ted Chaough, as consequências não foram boas. Depois do aprendizado, essa personagem acabou mudando um pouco os rumos de sua carreira, mas sempre com o foco em si mesma. O resultado foi bom para sua vida profissional.

Está desmotivado? Considere mudar de carreira

Frustrações no ambiente de trabalho, quando não são passíveis de solução, podem acabar te impulsionando a buscar mudanças de carreira. Caso seu chefe não reconheça seus esforços e talentos, por que não descobrir se você é valorizado fora da empresa? Foi isso que Peggy fez ao buscar propostas de emprego fora da agência Sterling Cooper. Mas Don Draper, seu chefe, tinha consciência de seu talento! Se você também se sentir assim, estagnado e desvalorizado na empresa onde trabalha, não hesite em procurar novas opções profissionais.

A melhor estratégia nem sempre é se misturar aos colegas de trabalho

Quando Peggy Olsen chegou à agência de publicidade para trabalhar como secretária, tudo que ela queria era se encaixar à rotina de trabalho: homens de um lado, mulheres de outro, ninguém contraria o chefe e cada um faz o que é esperado de você. Com o tempo, essa personagem acabou se destacando justamente por sua autenticidade, tornando-se uma das redatoras mais talentosas da agência quando apenas homens buscavam essa carreira. Além de enfrentar o machismo da época, ela focou no sucesso e na qualidade de seu trabalho, que é o que mais importa para sua carreira profissional.

Boas ideias não surgem do nada

A vida de um publicitário nos anos 1960 pode até parecer fácil: cigarro e drinque na mão, jantares em Nova York e muito tempo para pensar nas melhores campanhas publicitárias para seus clientes. Mas a realidade é bem diferente disso. O talento natural do publicitário Don Draper era acompanhado de muita frustração pessoal. Peggy, ao contrário, demonstrou imenso esforço, trabalhou horas a fio e fazia o impossível para criar campanhas bem-sucedidas na agência. Ela passou de secretária a publicitária de sucesso. A persistência levava essa personagem a editar suas ideias, aprimorar seus conceitos e fazer um trabalho excepcional.

O que achou dessas lições de Mad Men? Lembra de outros ensinamentos sobre carreira que pode ter tirado dessa série? Deixe aqui nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: