Currículo

Entenda como funciona o recrutamento pelos sites de emprego

entenda-como-funciona-o-recrutamento-pelos-sites-de-emprego.jpeg

Atualmente, existem diferentes formas de procurar emprego. Uma delas, são os sites de emprego, que oferecem uma maneira muito mais ágil de se candidatar a uma vaga de seu interesse.

Porém, como essa é uma prática um tanto nova, muita gente desconfia da funcionalidade desses sites e se desanima por nunca ter sido selecionado para uma vaga online. Mas a verdade é que cometem-se muitos erros na hora de se candidatar às vagas.

É justamente para não cometer erros que preparamos este post para você. Por isso, continue a sua leitura para entender como funciona o recrutamento nesses sites de emprego e confira ainda algumas dicas para obter melhores resultados!

Recrutamento online — como funciona?

O processo de recrutamento online costuma ser simples. As empresas que buscam colaboradores anunciam suas vagas disponíveis em sites especializados, como a Contratanet, por exemplo, e descrevem suas vagas com informações como:

  • o cargo a ser ocupado;
  • as funções desse cargo;
  • o salário ofertado;
  • os benefícios oferecidos;
  • os requisitos necessários para preencher a vaga, ou seja, experiências, habilidades e competências que os candidatos devem ter.

Publicada a vaga, aqueles que estão buscando emprego podem visualizá-la e se candidatar, cadastrando o seu currículo que será enviado e analisado juntamente com o seu perfil no site de emprego.

Como acontece em qualquer outro processo seletivo, a empresa entrará em contato com alguns dos candidatos que atenderem aos requisitos para agendar uma entrevista de emprego e seguir com o processo de seleção.

É importante se atentar para a parte em que a empresa contratante analisa o perfil e currículo do candidato, pois em muitos casos, como há muita concorrência, as empresas podem ser mais rigorosas nessa análise. Há empresas que além do seu perfil no site de emprego e o seu currículo, analisam até mesmo suas redes sociais.

Por isso, seu perfil profissional deve ser devidamente preenchido com informações relevantes. Além disso, procure manter um ar mais profissional nas redes sociais e evite polêmicas.

Como aumentar as chances de ser selecionado?

Existem alguns fatores que fazem com que as empresas não deem retorno para muitos que se candidatam às suas vagas. Para evitar esse problema e melhorar seus resultados, confira algumas dicas!

Atualize seu currículo

Quando você não atualiza o currículo ou o deixa incompleto, além de passar um ar de desleixo, pode fazer com que seu currículo seja ignorado. Por isso, preencha-o corretamente, mantenha-o atualizado e preencha os campos da base de dados com termos da sua área de atuação — frequentemente, as buscas são realizadas usando esses termos.

Faça sua busca em sites confiáveis

Como a procura por emprego na internet aumentou muito, uma gama de sites mal-intencionados surgiu em meio aos sites especializados em recrutamento e seleção. Para não cair em nenhum golpe, investigue sobre a idoneidade dos sites em que planeja se cadastrar e escolha somente os mais confiáveis.

Aliás, por falar em quantidade, vale lembrar que não adianta se cadastrar em diversos sites, pois as vagas disponibilizadas nesses sites são as mesmas — as próprias empresas publicam em mais de um lugar para aumentar seu alcance.

Fique atento aos requisitos das vagas

Um erro que muitos cometem é sair disparando seu currículo para todo o tipo de vaga disponível. Veja as vagas com atenção, refine a sua busca, confira se você se encaixa nos pré-requisitos da vaga e, só então, se candidate. Caso você não atenda aos requisitos de uma vaga, continue buscando outras oportunidades.

Acesse o site de empregos com frequência

Não adianta se cadastrar no site de empregos, enviar o currículo para algumas empresas e depois nunca mais acessar o site. É preciso ter em mente que novas vagas surgem todos os dias, por isso, faça sua busca ao menos uma vez por dia.

Acredite, é possível sim conseguir uma vaga em sites de emprego. Para isso, é preciso estar atento aos pontos que foram citados até aqui. Pode até parecer óbvio muito do que foi dito, porém, muitas vezes, são pequenos erros que fazem com que uma empresa não chame alguém que se candidatou à vaga.

Gostou das dicas? Então não perca mais tempo e cadastre seu currículo ainda hoje na Contratanet — um site confiável, especializado e gratuito!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: