Empresas Recrutamento e Seleção

Entrevista de emprego: 3 dicas para evitar candidatos charlatões

Recrutamento e seleção são processos que fazem parte da rotina de todo gestor de recursos humanos. Quando conduzidos de forma planejada, podem ser de grande auxílio para que a empresa atinja seus objetivos e alcance as metas, afinal, bons profissionais contribuem para bons resultados.

A entrevista de emprego é uma fase crucial nesse processo. Você pode medir o conhecimento técnico e identificar algumas características comportamentais dos candidatos previamente através de testes e avaliações, mas a entrevista oferece a possibilidade de uma coleta de informações mais completa, já que você pode dar maior atenção ao discurso e à linguagem corporal do candidato.

Sabendo que muitos candidatos podem se apresentar com discursos encantadores, mas baseados em mentiras, nós trouxemos 3 dicas para que você possa identificar quando há distorção de informações durante o processo e evitar que sua empresa caia na lábia de um profissional charlatão.

Investigue o candidato antes de chamá-lo para a conversa

Por mais que você domine diversas técnicas de recrutamento e seleção, é preciso tratar cada ocorrência de forma diferente. As informações que você busca saber sobre os candidatos podem variar dependendo da vaga em questão.

Além de estruturar e comunicar bem os requisitos para a vaga e aplicar testes e avaliações assertivos em etapas anteriores do processo, após ter nas mãos os currículos escolhidos para uma entrevista, analise as informações que estes currículos trazem.

As pessoas têm utilizado as redes sociais com bastante frequência. Verifique como o candidato se comporta nas comunidades virtuais. Se ele não está presente na internet, questione-se sobre o motivo.

Se o candidato lista algum tipo de certificação no currículo, consulte a empresa ou o órgão certificador e confirme se a informação é verdadeira.

Estruture o roteiro de sua entrevista com base nas informações cuja veracidade você precisa verificar.

Esteja atento ao candidato durante a entrevista de emprego

A beleza da entrevista está no contato direto que ela proporciona. É durante a conversa que você precisa estar atento à forma como o candidato responde aos seus estímulos.

Questione-o sobre o período de formação. Peça para que ele descreva algum evento importante durante a faculdade que teve importância na decisão dele para escolha da carreira.

Faça perguntas sobre o histórico profissional do candidato. Solicite que ele descreva brevemente as responsabilidades que teve em organizações anteriores e como essas experiências contribuíram para a formação do caráter profissional dele.

Para verificar a fluência de algum idioma, sugira um breve momento de conversa no idioma requerido, ou solicite que o candidato leia um texto em outro língua e depois comente sobre o assunto abordado.

Se a entrevista é para uma vaga que exige conhecimentos técnicos que você não domina, avalie a possibilidade de que o gestor da área esteja presente e faça a entrevista junto com você.

Faça seus questionamentos e tire suas dúvidas sobre o candidato, mas também tenha cuidado para não soar muito invasivo.

Se necessário, faça verificações complementares

Se, mesmo após a entrevista, você não sentir confiança nas informações que estão no currículo do candidato ou suspeita que ele possa ter omitido ou distorcido alguma informação durante a conversa, investigue.

Você pode entrar em contato com o gestor do candidato na última empresa onde ele trabalhou e pedir que ele comente sobre as responsabilidades, o desempenho do candidato e, até mesmo, o motivo da saída. Também é possível verificar a veracidade de dados como formação, tempo de experiência e outras informações analisando a documentação, quando solicitada para a programação de admissão.

Sua empresa e você investem tempo, esforço e dinheiro em cada processo seletivo na intenção de garantir maior assertividade aos resultados. Durante toda entrevista de emprego, analise a linguagem corporal e o discurso do candidato. Nervosismo excessivo, muita velocidade no ritmo da fala e muitas pausas durante as respostas podem ser indicativos de que o candidato está escondendo algo. Fique atento!

Gostou do nosso post? Não perca tempo e saiba como preparar uma boa entrevista de emprego!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: