Candidatos Currículo Processo Seletivo

Falar e escrever bem são fundamentais para o ingresso no mercado de trabalho

Ter uma boa comunicação, uma escrita clara, certamente pode ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho. O que observamos muitas vezes é que o candidato concentra esforços em somente entender o que os recrutadores esperam nas entrevistas, como eles devem se posicionar, o que falar, como se comportar nas dinâmicas, porém se esquecem de que dominar o português, tanto na oralidade quanto na escrita, demonstra que ele tem um nível básico de educação e que está preparado para se comunicar em situações diversas, sejam elas com seus colegas de trabalho, clientes, fornecedores.

Claro que existe a informalidade da língua, mas devemos contextualizar a necessidade do meio em que estamos com a melhor forma de nos pronunciarmos. Então, em uma entrevista de emprego é necessário falar com clareza, eliminando as gírias do seu vocabulário e falando as palavras corretamente.

Algumas empresas cobram dos candidatos redações, com o objetivo de avaliar a comunicação escrita, gramática, clareza de raciocínio, objetividade, até mesmo domínio em algum tema específico.

O candidato deve ter, inicialmente, atenção com a grafia, se o recrutador não entende o que ele escreve não poderá avaliar o seu texto. Grande parte dos candidatos tem dificuldade de expor as ideias de forma linear, ou seja, de dar sequência aos fatos, além de apresentarem problemas de concordâncias. Tenha atenção ao escrever, busque uma sequência lógica, certificando-se que você estará construindo um texto com uma introdução, na qual quem for ler entenderá o assunto que será discutido nas linhas que sucedem o texto, em seguida argumente a ideia inicial e finalize com a conclusão. Leia e releia o seu texto, isso o ajudará a encontrar eventuais problemas.

Mais uma dica para finalizar nosso assunto de hoje é criar o hábito de ler. A leitura diária pode ajudá-lo a ter mais conhecimento sobre diferentes assuntlos. Ter um dicionário para consultar palavras desconhecidas é uma boa estratégia para aumentar o seu vocabulário e não pecar escrevendo palavras com ortografia errada.

Falar e escrever bem são inteiramente importantes, tanto ao participar de um processo seletivo, como para atuar ativamente bem no seu trabalho, afinal do que adianta ser um profissional com grande experiência e boa formação, se você não tiver uma comunicação clara, que transmita todo o seu conhecimento? Acredite: um português bem falado e escrito faz a diferença.

Para quem está sempre conectado nos meios sociais, aproveite as diferentes páginas no Facebook de professores de Português que postam dicas diárias da Língua. É uma boa forma reforçar o aprendizado.

Confira uma sugestão de dicas de português.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: