Empresas RH

Geração Milllennials: como engajar os funcionários dessa geração?

Criativos, adeptos da flexibilidade, sedentos por inovação, valorizam a velocidade e desejam contribuir para o crescimento dos projetos que estão envolvidos. A geração millennials chegou às empresas com uma visão de trabalho totalmente diferente da geração anterior. Compreender e engajar esses jovens é essencial para o sucesso dos negócios.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos algumas dicas para envolver os funcionários da geração millennials. Confira!

Qual o perfil da geração millennials?

Também conhecidos como geração Y, os millennials nasceram entre a década de 80 e o final dos anos 90. Eles cresceram em um ambiente econômico promissor e sob forte influência da internet. Para a geração millennials, um excelente salário no fim do mês não é suficiente. Eles estão dispostos a trocar de emprego por um que pague menos, caso acreditem piamente no projeto.

A geração Y é inquieta, cheia de energia busca reconhecimento por seus esforços. Esses jovens podem contribuir imensamente para o crescimento dos negócios, mas é essencial saber engajá-los.

Como engajar os funcionários dessa geração?

Ouça o que eles têm a dizer

Millennials gostam de compartilhar sua opinião e saber que ela é valorizada. Muitas vezes, essa geração pode contribuir com o desenvolvimento da empresa fornecendo ideias e soluções.

Os funcionários dessa geração podem ser muito úteis em reuniões de brainstorm, por exemplo, ou até mesmo na busca pela solução de um problema específico. Esteja sempre de ouvidos atentos à opinião desses colaboradores.

Reconheça o bom desempenho deles

A geração millennials valoriza a meritocracia. Eles gostam de ter os seus esforços valorizados e seus resultados reconhecidos. Dessa forma, é essencial criar um sistema que evidencie o bom desempenho desses colaboradores. Seja enviar um e-mail para o time elogiando um resultado ou esforço, seja premiando de forma material o trabalho desses funcionários.

Aposte em projetos colaborativos

Os colaboradores da geração Y têm uma aptidão e prazer especiais em trabalhar com projetos colaborativos. Sendo assim, incentivar e proporcionar desafios de forma integrada pode ser um investimento certo para engajá-los.

Eles acabam apresentando resultados melhores, exercitando sua criatividade e se sentindo ainda mais motivados. Que tal experimentar a implantação de trabalhos mais colaborativos?

Deixe as portas abertas para a inovação

A geração millennials transborda criatividade. É fundamental que o seu negócio deixe sempre as portas abertas para as inovações que possam surgir das mentes inquietas desses jovens. Criar programas de inovação dentro da empresa pode ser um investimento que gerará um retorno incrível para o negócio.

Seja inovação em soluções para clientes internos ou externos, ao incentivá-la, a empresa garantirá o engajamento dos jovens da geração Y, motivando-os e ainda ganhando muito com as propostas apresentadas.

A geração millennials tem um potencial enorme que pode — e deve — ser aproveitado pelas empresas. O desafio é engajá-los e reter esses talentos. Entretanto, com as dicas que apresentamos, você conseguirá dar os primeiros passos e garantir que esses funcionários estejam mais próximos do negócio.

Caso você queira receber mais conteúdos sobre recrutamento, seleção, entrevistas e retenção de talentos, assine nossa newsletter. Assim, você será o primeiro a receber nossas novidades!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: