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Geração Z: conheça o perfil e os desafios na hora da contratação

Filhos das gerações X e Y, nascidos entre o final dos anos 90 e 2010, a geração Z está atualmente se preparando para entrar no mercado de trabalho. Muitos ainda estão na escola ou começando a faculdade, mas já prometem ser workaholics e bem exigentes acerca do que esperam de seus empregos.

Conheça melhor o perfil dessa geração diferente e saiba quais serão os desafios na hora de contratar esses jovens.

Perfil da geração Z

Os jovens da geração Z têm mais acesso à informação e à educação, além de mais disposição para encarar longas jornadas de trabalho, inclusive durante as noites e os finais de semana, desde que isso resulte em bons salários.

Por ter a força da juventude como vantagem e não estarem sobrecarregados com as responsabilidades da vida adulta, como casa e filhos, são mais propensos a concordarem com horários irregulares.

Tendo desde sempre a tecnologia na ponta dos dedos, a geração Z considera que mensagens de texto são a melhor forma de comunicação e as redes sociais a principal plataforma para tal, portanto esperam ter acesso à tecnologia no ambiente de trabalho.

Desafios na contratação

Acostumados a estar diante das câmeras fazendo vídeos e selfies, os jovens são muito visuais e buscam muitas respostas no Youtube. Para eles, uma entrevista por vídeo é algo bastante natural e certamente ficarão bem à vontade.

Os jovens dessa geração são motivados pelo dinheiro, mas acreditam que o salário não deve ser a única finalidade do trabalho. Eles fazem questão de encontrar oportunidades de crescimento em uma empresa, além de reconhecimento e autonomia.

O gestor que deseja contar com a ambição e disposição desses jovens precisa estar disposto a oferecer constantemente treinamentos, feedbacks, apoio e elogios, para mantê-los engajados na missão da empresa.

A geração Z não quer trabalhar apenas para pagar contas, mas para também fazer o que ama. Os jovens não terão grandes dificuldades em mudar de carreira algumas vezes na vida até se encontrarem. Além disso, muitos possuem fortes características empreendedoras e, por isso, alguns podem escolher desistir do emprego para abrir sua empresa.

Superando os desafios

Na hora de recrutar um jovem dessa geração, é importante conhecer sua linguagem para saber alcançá-lo. O profissional responsável pelo recrutamento deve promover uma comunicação por meio das plataformas que os jovens estão acostumados, como por exemplo, conduzindo entrevistas por meio de vídeos.

É preciso ser mais flexível quanto aos horários padrão de trabalho. A ideia do home-office e o trabalho remoto agrada bastante essa geração, por isso talvez seja hora de pensar que é possível abrir mão da exigência de ter o funcionário no escritório de 08h às 18h.

Permitir o uso de smartphones no ambiente de trabalho e o acesso às redes sociais também pode ser necessário, já que os jovens consideram que são essenciais para o desenvolvimento da maioria das funções.

Com a abordagem certa, será possível lidar bem com a geração Z e trazer grandes talentos para as empresas, com jovens que virão com muita disposição de trabalhar duro e proporcionarão aprendizado aos mais velhos.

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