Candidatos Carreira

Gestão de conflitos: 5 dicas para se sair bem!

gestão de conflitos

Uma equipe motivada e em sintonia influi muito nos resultados e na qualidade no ambiente de trabalho. É importante que haja um clima de cooperação entre os líderes e equipes em geral. Embora cada grupo tenha seu objetivo, é comum se deparar com colegas que fujam desse foco, seja em função da rotina, pressão cotidiana ou até por não concordar com a política adotada pela organização.

Infelizmente, um clima amistoso no local de trabalho nem sempre é acessível a todos – pode ser que haja aquele companheiro de trabalho que se tornou uma pessoa insuportável e você está sendo prejudicado por situações alheias. Se você tem algum colega que está atrapalhando o bom andamento do seu trabalho, fique atento que destacamos para você algumas dicas que vão te ajudar na gestão de conflitos no ambiente de trabalho. Confira!

1 – Seja cordial

Seja cordial com todos em seu ambiente de trabalho, mesmo com aqueles que estão sendo antipáticos. Por mais que seja uma tarefa árdua, ter um bom relacionamento interpessoal pode contribuir para o seu crescimento. Respeite acima de tudo o ambiente organizacional e ignore que não lhe diz respeito, essa é uma excelente arma para o gerenciamento de conflitos no trabalho.

2 – Foque em suas funções

Concentre-se nas atividades delegadas a você, seja comunicativo quando o assunto for profissional. É importante saber desenvolver bem o seu trabalho, mas é necessário estar atento ao que está ocorrendo e principalmente às necessidades do grupo. Vigiar o horário de entrada e saída, fazer comentários indiscretos sobre os salários de novatos ou até de superiores, disparar críticas desagradáveis sobre seus colegas e formar grupinhos de assuntos maldosos, conhecidos como “rádio corredor”, podem colocar seu cargo em risco, além de gerar perturbações descabidas.

3 – Evite os injustiçados

Muitas vezes nos deparamos com pessoas que só sabem reclamar que são perseguidas pelos chefes e que esse ou aquele tem funções mais brandas. Esse tipo de pessoa passa o tempo tão ocupado com suas lamentações que acaba não desempenhando bem suas atribuições. Não se distraia com essas indagações e não se deixe contaminar, pensando que você se dedica mais que esse ou aquele. Execute bem suas funções e esqueça as reclamações dos seus colegas.

4 – Evite levar problemas à chefia

Problemas entre colegas são comuns e podem ocorrer por mais diversas razões, seja por pensamentos diferentes, por não concordarem em determinado momento e até mesmo por motivos como inveja ou maldade. O importante é resolvê-los entre vocês, evitando levar situações de conflitos para aos gestores, pois é possível que seja mal interpretado e passe uma impressão de fofoqueiro e de difícil convívio.

5 – Não seja o colega insuportável

Pode ser que os mesmos sentimentos que está tendo a respeito do seu colega sejam recíprocos. Faça uma autoanálise de seu comportamento dentro da organização e reflita sobre seus atos. Não seja o tão temido colega maldoso que não respeita os limites dentre as funções e que vigia a equipe. Vista a camisa de sua empresa e dê o melhor de si. Essa é a melhor forma de conseguir um bom rendimento e o reconhecimento desejado.

Você tem algum colega insuportável? Como você lida com essa situação? Dê sua opinião e participe da conversa.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: