Carreira

Inteligência artificial e o mercado de trabalho: como se preparar?

inteligencia-artificial-e-o-mercado-de-trabalho-como-se-preparar

Inteligência artificial já deixou de ser coisa de filme futurista para fazer parte do dia a dia das pessoas — inclusive no trabalho. Hoje, há máquinas realizando uma série de atividades operacionais dentro de indústrias e empresas, independentemente do tamanho delas.

Dessa forma, a inteligência artificial vem modificando a forma como as pessoas trabalham e, inclusive, substituindo alguns cargos e postos de trabalho — afinal, você não vê mais vagas de emprego para armadores de pinos de boliche ou datilógrafos. Outras profissões vêm ganhando espaço no mercado, como é caso do analista de dados ou desenvolvedores, e competências e habilidades novas saem na frente na hora de uma entrevista de emprego.

Diante desse cenário, é essencial que você esteja preparado para as mudanças que estão por vir, de forma a manter a sua empregabilidade. Quer saber como lidar com a nova relação da inteligência artificial e o mercado de trabalho? Continue a leitura e descubra!

Busque sempre conhecimento e atualização

Com os avanços tecnológicos, a informação e o conhecimento também evoluem rapidamente na sociedade atual. Portanto, a busca por conhecimento e atualização passa a ser uma necessidade constante das empresas, que precisam contar com profissionais prontos para lidar com as novas demandas do mercado e com as ferramentas inovadoras que são utilizadas para os processos internos.

Dessa forma, o conhecimento não pode parar na graduação, e nem mesmo na sua área de atuação. É preciso que você faça cursos de atualização constantes e busque ser um profissional cada vez mais interdisciplinar — principalmente no que se refere à utilização da tecnologia — para se manter competitivo no mercado de trabalho.

Desenvolva as suas soft skills

A inteligência artificial pode realizar tarefas operacionais e gerar insumos para a tomada de decisão dentro de uma empresa. Porém é muito difícil substituir as competências comportamentais (chamadas de soft skills) por máquinas.

Dessa forma, é essencial que você invista no desenvolvimento de habilidades como inovação, flexibilidade, criatividade, comunicação interpessoal e empatia. Isso porque elas têm a capacidade de se tornar o seu diferencial no mercado de trabalho.

Saiba se adaptar

Com tantas mudanças tecnológicas e avanços cada vez maiores da inteligência artificial, a realidade de trabalho também sofre transformações constantes. Isso significa que, muito dificilmente, você realizará as mesmas atividades durante muitos anos, mesmo que continue na mesma empresa e no mesmo cargo.

Portanto, é essencial que você saiba se adaptar a situações diferentes, encarando a mudança como um desafio e não como um problema. Dessa forma, você é capaz de acompanhar as tendências de mercado com facilidade.

Pense global e criticamente

Outra necessidade para que você se prepare para a entrada da inteligência artificial no mercado de trabalho é o desenvolvimento de pensamento global e crítico. Isso significa que é preciso que você saiba ver a empresa, o mercado e a sociedade como um todo, em vez de focar apenas em alguns elementos, sejam eles relacionados ou não a sua área de atuação.

Além disso, a tomada de decisão é um elemento central dentro do novo contexto de trabalho, o que significa que você precisa pensar criticamente para discernir o que trará efeitos positivos em longo prazo e o que não fará isso. Portanto, essas são duas habilidades podem fazer com que você se destaque no mercado de trabalho da atualidade.

A tecnologia veio para ficar e saber se adaptar a ela é essencial para se tornar um profissional de sucesso. Nesse cenário, algumas profissões se destacam, como profissões do futuro, como é o caso do desenvolvedor de software, analista de marketing digital, analista de dados, coaching, entre outras. Porém, com essas dicas você é capaz de garantir o seu lugar independe da formação profissional!

Agora que você já leu sobre inteligência artificial e o mercado de trabalho, aproveite e descubra como desenvolver o seu plano de carreira pessoal e profissional com o nosso próximo artigo!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: