Candidatos Processo Seletivo

Linguagem corporal na entrevista de emprego: saiba como usar!

liguagem corporal na entrevista de emprego

Entrevista marcada, frio na barriga… Você já deve ter ouvido a expressão “a primeira impressão é a que fica” e muitas vezes, não damos atenção devida, mas os gestos de nosso corpo mostram claramente o que sentimos. Realmente é muito importante se preparar bem para uma entrevista de emprego para que o entrevistador seja convencido de que você está preparado para assumir a responsabilidade do cargo que tanto almeja.

A importância da linguagem corporal na hora da entrevista

Muitas vezes, suas expressões faciais e corporais expõem o que você está sentindo de forma inconsciente, um olhar desconfiado, estalares de dedos, muitas vezes demonstram ansiedade e as vezes falta de confiança.

Hoje, muitos profissionais de Recursos Humanos fazem cursos e se aperfeiçoam com intuito de compreender a mente humana e seu comportamento através da escrita, análise de gestos, postura, movimentos. É importante que você esteja atento, por isso separamos algumas dicas que te ajudam a transmitir uma boa linguagem corporal na entrevista de emprego!

Chegando para a entrevista

Chegue sempre com 15 minutos de antecedência e controle sua ansiedade. Muitas vezes, o atraso da entrevista é proposital. Evite ficar perguntando quando começará e aproveite esse tempo para relaxar. Logo você será chamado.

Começando a entrevista

Apresente-se ao entrevistador, com um aperto de mão firme, mas sem tanta força. Evite intimidade, vocês estão ali como profissionais. Aguarde ser convidado para adentrar à sala e se assentar.

Mantenha a postura

A postura corporal na entrevista de emprego é fundamental para passar uma boa impressão.

Sente-se de forma ereta. Por mais confortável que esteja, lembre-se que você não está no sofá da sua sala de televisão. Seja elegante, mantenha a coluna alinhada e faça gestos leves.

Os olhos são a janela da alma

Com certeza você já ouviu essa frase. Um olhar amedrontado ou distante demonstra que você está com medo ou que não queria estar ali naquela situação. Mantenha seus olhos atentos aos gestos do entrevistador, mas procure não encará-lo. Preste atenção nas informações que ele te disser e evite olhares cabisbaixos que demonstrem timidez.

As suas sobrancelhas mostram o que você pensa, mesmo que involuntariamente. Seus gestos com elas dizem o que você está pensando, inclusive o quanto você está atento aos assuntos e testes a você ofertados.

Controle sua ansiedade

Em uma entrevista, é importante que você demonstre autocontrole e calma, alguns gestos como balançar as pernas e roer unhas são gestos que mostram claramente seu nervosismo e insegurança. Outro ponto importante é evitar olhar no relógio para não parecer entediado e com pressa.

Seja cortês

Esteja sempre solícito ao que te pedirem e não esqueça do ‘por favor’ e ‘obrigado’. Jamais fale mal de outros candidatos e não passe a impressão de querer “derrubar” seus colegas. Muitas vezes você trabalhará em equipe, e não é bom encarar a todos como concorrentes.

Mãos e braços

Seus gestos devem manter um equilíbrio. Realmente, é de grande importância que você gesticule durante uma entrevista. Porém, alguns não são propícios à ocasião. Evite se esconder atrás de suas mãos e procure mantê-las abaixo da linha do queixo; conserve a leveza em seus movimentos. Evite exageros e não seja superficial – gestos forçados podem contar pontos negativos para você.

Como você se comporta em uma entrevista de emprego? Conte-nos um pouco de sua experiência e participe da conversa.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: