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Medição de trabalho: entenda a sua importância na empresa

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” A célebre frase do professor norte-americano William Edwards Deming, estudioso dos processos produtivos, revela que a busca por indicadores de desempenho deve ser uma preocupação do bom gestor. Assim, a medição de trabalho surge com a função de avaliar o tempo que um trabalhador qualificado levará para, em certo nível de execução, realizar determinada tarefa.

Os objetivos e benefícios que a medição de trabalho traz para a empresa que a desenvolve são inúmeros. A técnica atuará, por exemplo, para definir modelos de produção, avaliar a eficácia de colaboradores, fornecer dados para levantamento dos custos de fabricação e dar informações para o planejamento da capacidade de geração de valor da empresa.

Para você saber um pouco mais sobre esse instigante tema, elaboramos este artigo. Continue a leitura e entenda a importância da medição de trabalho para a sua empresa. Vamos lá!

Escolha os indicadores de desempenho

A medição do trabalho deve ocorrer a partir da seleção dos Indicadores de Desempenho (KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicator). Eles permitem que a empresa reúna dados os quais servirão para apoiar melhorias no sistema produtivo. Esses indicadores podem ser divididos pelos seus respectivos objetivos. Alguns dos principais são os listados a seguir.

Estratégicos

Os indicadores estratégicos serão o termômetro para que a organização compare a situação em que se encontra em relação a períodos anteriores e verifique se o que foi planejado está transcorrendo da maneira adequada. Eles estão diretamente ligados aos fatores-chaves de sucesso que norteiam as ações da organização.

Produtividade

Os indicadores produtividade buscam medir a eficiência da hora/colaborador ou da hora/máquina. Essas medições estão diretamente relacionadas às entregas da empresa. Caso não exista um bom índice, a organização deverá estudar a necessidade de buscar novas tecnologias ou implementar processos de melhoria.

Qualidade

Como o nome sugere, os indicadores de qualidade se ocupam das condições em que o produto será entregue. Número de avarias pode ser um bom indicativo para essa área.

Turnover

Os indicadores de turnover medem o grau de rotatividade dos funcionários da empresa. Pode ser estabelecida uma verificação para cada setor da organização. O alto índice pode indicar problemas de liderança, falta de valorização profissional ou ambiente inadequado de trabalho. Isso acarreta aumento de custos em contratação e treinamento de funcionários.

Utilize os métodos corretos para medição de trabalho

Existem três métodos mais difundidos para a correta medição do trabalho: amostragem, cronometragem e tempos predeterminados.

Amostragem do Trabalho

Essa técnica busca observações diretas de uma atividade para determinar tempos para cada uma das etapas de realização. Sua meta é determinar margens de repouso e de necessidades pessoais, estimar o nível de ocupação das máquinas e indicar o tempo padrão para determinada operação.

Cronometragem

O método consiste em averiguar o tempo despendido pelo trabalhador na execução de determinado serviço. A operação deve ser dividida em ciclos e cronometrada diversas vezes. A partir de um cálculo, serão definidos o tempo padrão para a realização de determinada tarefa, as necessidades pessoais e o tempo padrão para realização dessa.

Tempos Predeterminados

Nesse tipo de medição, a empresa pode calcular o tempo padrão para um trabalho ainda não concluído. Um exemplo de sistema é o MTM (Methods-Time Measurement), um dos mais praticados no mundo. O objetivo dele é determinar a melhor maneira para execução de uma tarefa, a partir da análise dos movimentos feitos pelo operador durante a produção.

Alguns desses métodos já são utilizados na sua empresa? Há indicadores de desempenho bem definidos em cada área? Lembre-se de que a medição de trabalho é fundamental para averiguar se a empresa está no caminho certo rumo aos objetivos propostos.

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