Empresas MyTalents Recrutamento e Seleção

Motivos para contratar colaboradores e não empregados

Até alguns anos atrás, toda pessoa que prestava serviço em alguma empresa com vínculo empregatício era chamada de “empregado”. Esse termo vem sendo substituído há algum tempo pelo termo “funcionário”. Mais atualmente, este último já está sendo substituído por “colaborador”. Confira a seguir as principais motivações dessa mudança e entenda por que você deve contratar colaboradores, e não empregados.

Qual o significado do termo “colaborador”?

É considerado colaborador aqueles que colaboram com uma empresa através do trabalho. É, portanto, um termo equivalente a trabalhador, empregado ou a funcionário e pode incluir também outros prestadores de serviços regulares.

A diferença entre colaborador e empregado nos tempos atuais está nas atitudes, tanto dos empregados quanto das empresas. Embora esteja mudando esse termo, sempre existirá as duas conotações. O empregado é aquela pessoa contratada para fazer determinado serviço e se limita a isso, não se esforça, não vai além. O colaborador, sim, vai além, busca informações, auxilia companheiros, é comprometido, se interessa pelos problemas da empresa e participa efetivamente.

Motivos para se contratar colaborador

  • O colaborador eficaz reúne as qualidades próprias da eficiência;
  • Ele manifesta a firme disposição de trazer os resultados desejados de forma mais produtiva e objetiva;
  • O colaborador eficaz faz as coisas certas no momento certo.

Como identificar e contratar a pessoa certa

  • Fazer um processo seletivo bem-feito;
  • Divulgar a vaga nos lugares certos;
  • Prestar atenção aos pontos relevantes do currículo;
  • Investigar as competências na entrevista;
  • Entre outras opções, contratar empresas especializadas em recrutamento e seleção.

Como manter o colaborador motivado e interessado

Depois de selecionada a pessoa certa, a empresa tem a difícil tarefa de mantê-la motivada e interessada. Uma boa forma de fazê-lo é oferecendo:

  • Benefícios;
  • Bons salários;
  • Bom clima organizacional;
  • Oportunidade de crescimento e carreira;
  • Liderança motivadora;
  • Estímulos para assumir novos desafios e consequentemente evoluir na carreira.

Os itens citados ajudam muito na motivação dos colaboradores, pois o desejo de qualquer ser humano é trabalhar em lugar agradável e sem pressão, ser reconhecido e gratificado pelo trabalho exercido e tratado com respeito e valorização pessoal. O ser humano gosta de fazer parte de um projeto grandioso capaz de contagiar o coração e trazer brilho aos olhos.

A empresa que tem seus olhos voltados para gestão estratégica de pessoas, que tem missão, visão, valores e objetivos moralmente aceitos, interessantes e úteis, que beneficiem a sociedade, além de contribuir muito na motivação do empregado, tem colaboradores mais motivados e comprometidos com os resultados.

Desafiar o colaborador deve fazer parte da rotina de um líder e da empresa, para que eles se sintam engajados e motivados a atingir as metas individuais e coletivas. Já está mais do que claro que a valorização do funcionário dentro de uma companhia é o segredo para o engajamento da equipe – basta colocar em prática e observar os resultados. Afinal, quem é que não quer colaboradores engajados na transformação das pessoas, da sociedade e do mundo?

Quer saber qual a melhor forma de atrair e gerir a seleção dos novos colaboradores? Conheça já o MyTalents, o software de recrutamento e seleção da Contratanet, que irá automatizar todos os seus processos e te dar mais tempo para dedicar-se ao que realmente importa: as pessoas.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: