Empresas Recrutamento e Seleção

Novas tendências para o recrutamento: eRecruiting

recrutamento online erecruiting

Cada vez mais os jovens estão conectados a dispositivos móveis e se familiarizando com as soluções inteligentes de internet. Então, do mesmo modo como as pessoas fazem buscas por notícias, livros, imóveis e outras coisas na rede mundial, é possível imaginar que este canal possa ser utilizado para realizar outros serviços que antigamente eram cumpridos de outra forma.

Este é o caso do recrutamento de candidatos para determinadas vagas oferecidas pelas empresas. Mas como isso funciona? E quais as chances de encontrar candidatos que se encaixem nesses padrões?

Acredite: seu candidato ideal está na internet

Qual o percentual de jovens profissionais que você acha que pega um jornal para ler nos classificados as vagas que estão abertas no mercado atualmente? E quantos desses você acha que passam horas em frente ao LinkedIn, Facebook e Twitter, por exemplo? Ou  ainda olhando vagas em portais de emprego?

A internet hoje em dia tem sido utilizada como um excelente recurso para quase tudo, desde a distribuição de cupons de descontos em lojas on-line até a visualização de shows e debates políticos em tempo real. Por que não poderia ser um veículo eficiente para oferecer anúncios de empregos e recrutar os melhores candidatos?

Com milhões de pessoas on-line e usando as mídias sociais, é bastante lógico para as empresas passarem a se comunicar com os funcionários potenciais onde eles passam a maior parte do seu tempo: na internet.

Novos tempos, novas formas de recrutamento

O recrutamento mais eficiente, portanto, não começa mais na seção de classificados do jornal ou nas feiras de emprego. Ainda existe investimento nessas soluções, é claro, mas a forma mais rápida, fácil e barata para selecionar os candidatos certos para as vagas que sua empresa tem que ocupar chama-se eRecruiting: o recrutamento de candidatos feito on-line.

É o sinal dos tempos, e é preciso que a empresa também aprenda a otimizar seus processos internos – também na hora de recrutar talentos para sua nova equipe.

eRecruiting: entenda suas vantagens

Recrutar on-line é, antes de mais nada, muito mais barato. Há menos pessoas envolvidas no processo de seleção dos candidatos. Podem-se utilizar e-mails, redes sociais, anúncios em websites e outros canais de internet para chegar até os candidatos potenciais.

Seguindo nesta linha, a seleção poderá ser muito mais eficiente, uma vez que é possível realizar uma avaliação prévia dos candidatos antes mesmo de uma entrevista presencial, tudo isso com o apoio da tecnologia.

A especificidade é um dos pontos altos do eRecruiting: a partir de descrições específicas de funções, os candidatos mais qualificados serão escolhidos, dispensando-se aqueles que não se encaixam no cargo com mais certeza e precisão.

Anunciando de forma simples

Muitos recrutadores e empresas encontram maneiras originais para anunciar suas oportunidades de emprego. As pessoas criativas são atraídas para o trabalho a partir de uma publicação bem-feita nas redes sociais e nos portais de emprego.

Um bom conteúdo pode ser suficiente para caçar aqueles talentos de outras empresas ou novos no mercado, simplesmente porque eles podem ter amado os seus anúncios. A mídia social é importante, nesse sentido, não apenas para deixar sua empresa mais conhecida e promovê-la, mas também como um meio eficiente para iniciar o recrutamento dos seus recursos humanos futuros.

O eRecruiting é cada vez mais o método preferido pelos recrutadores e por quem está à procura de emprego. Uma boa presença on-line não é mais um luxo, é uma necessidade. A sua empresa já está aproveitando os benefícios desses serviços na internet?

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: