RH

Saiba o que é inbound recruiting e como utilizá-lo para atrair talentos

Saiba o que é inbound recruiting e como utilizá-lo para atrair talentos

Encontrar o candidato ideal para a sua empresa não é uma tarefa fácil. É preciso descobrir profissionais engajados e motivados, com valores e objetivos que se encaixem aos da sua empresa e competências técnicas necessárias para o preenchimento da vaga.

Por isso, você precisa ler este artigo! Aqui você vai descobrir o que é inbound recruiting e como esse conceito pode revolucionar o processo seletivo da sua empresa.

O que é e como funciona o inbound recruiting?

Você já sabe que colocar anúncios em jornais para encontrar talentos para sua empresa é coisa do passado. Porém, o que você provavelmente não sabe é como otimizar o trabalho do seu setor de RH através da utilização do que há de mais novo no recrutamento e seleção de pessoas.

É aí que entra o conceito de inbound recruiting. Importado do marketing (inbound marketing), tem como princípio a manutenção de um relacionamento a longo prazo com futuros candidatos aos seus processos seletivos.

Para isso, é preciso que você mapeie e capte leads (por meio do contato, como o e-mail) de profissionais que possuem um perfil desejado para participar do seu processo seletivo. Ao reunir informações sobre os principais interesses e aspirações profissionais dessas pessoas em mãos, você será capaz de estreitar os laços entre os talentos do mercado e a sua empresa.

Dessa forma, na hora de abrir um novo processo seletivo, você já saberá onde encontrar candidatos ideais e interessados na sua empresa para o preenchimento da vaga. Para entender melhor como funciona esse processo, descubra agora o passo a passo da implementação do inbound recruiting.

Como implementar o inbound recruiting na sua empresa?

Trace um perfil ideal

Monte um perfil de colaborador ideal para a sua empresa. Reflita sobre as competências técnicas e comportamentais que ele deve possuir, assim como os objetivos de carreira que a sua empresa pode suprir e quais são os valores pessoais alinhados aos da organização.

Busque ativamente os talentos

Crie estratégias para que esses talentos tenham interesse em fornecer o contato para o seu negócio. Você pode criar uma seção em seu site que trate de todos os benefícios que a sua empresa oferece aos seus funcionários. Também pode utilizar as redes sociais para postar conteúdos desse tipo.

Inicie o contato e conheça os profissionais

Com os leads em mãos, inicie o contato com esses profissionais — mesmo se não tiver nenhuma vaga aberta no momento. Mande e-mails personalizados e que atraiam a atenção desses talentos de acordo com os seus principais interesses. Dessa forma, você será capaz de estreitar a relação com essas pessoas.

Mantenha uma relação a longo prazo

Continue se comunicando com esses profissionais com frequência para que ele lembre da sua empresa. Invista em mais de um meio de comunicação, se possível. Além disso, varie o tipo de mensagem enviada, alternando entre conteúdos interessantes, informações sobre a sua empresa, entre outros.

Quais os outros benefícios do inbound recruiting?

Melhora a reputação da sua marca

Com essas atitudes, você será capaz de criar uma reputação positiva da sua marca como empregadora. Assim, é possível atrair cada vez mais talentos para a empresa.

Traz talentos motivados e alinhados para sua empresa

O inbound recruiting permite que você identifique pessoas alinhadas ao perfil de colaborador que deseja trazer para o negócio. Dessa forma, você aumenta a eficácia do processo seletivo e traz talentos engajados com a marca e motivados para o trabalho dentro da sua empresa.

Otimiza o tempo do processo seletivo

A aplicação desse conceito economiza tempo, gastos e energia da sua equipe de RH com a divulgação de vagas e o recrutamento de pessoas. Dessa forma, além de agilizar o processo, você garante maior qualidade e eficácia para o seu recrutamento e seleção.

Portanto, o que está esperando para começar agora mesmo a investir no inbound recruiting na sua empresa? Entre em contato com a Contratanet agora mesmo e descubra todas as soluções em recrutamento e seleção que nós podemos oferecer para a sua empresa!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: