Candidatos Carreira

O que fazer para conquistar seu primeiro cargo de liderança

A competitividade do mercado cresce todo dia e, para poder se destacar no seu departamento e provar que você merece uma promoção de cargo, é cada vez mais necessário desenvolver qualidades e habilidades que chamem a atenção do seu gestor. Destacar-se na carreira é o objetivo quase unânime entre os profissionais, portanto, se você planeja conseguir um cargo de liderança na sua empresa, as nossas dicas de hoje foram escolhidas especialmente para te ajudar. Acompanhe a seguir os nossos tópicos e conquiste o cargo dos seus sonhos!

Ter habilidades interpessoais

O primeiro passo para garantir que você terá a confiança da sua equipe é demonstrar que está presente para fazê-la crescer. Lidar com várias pessoas pode ser um desafio complicado para um gestor, já que cada um tem personalidade e comportamentos diferenciados, e por isso é importante que o líder tenha habilidade para lidar com o outro. A empatia em um líder é item indispensável, porque é ela que possibilitará um trabalho saudável em equipe e, consequentemente, um aumento significativo na dinâmica e produtividade da empresa.

Conheça suas qualidades e limitações

Não basta ao bom líder conhecer apenas a sua equipe. Espera-se que o superior seja uma figura inspiradora, e por isso é importante que ele esteja em constante evolução. Saiba avaliar suas qualidades e defeitos e não se acomode!

Uma das características inerentes àquele que está em um cargo de liderança é a proatividade. Busque sempre a excelência e o profissionalismo em todas as suas atividades, assim você terá a potencialização dos seus pontos fortes e se destacará dentro da empresa.

Mas é importante que você seja também capaz de admitir as suas próprias falhas e estude os seus pontos mais fracos. Apenas a partir da identificação dos seus pontos negativos você poderá corrigi-los e desempenhar sua função com perfeição. Almeje sempre ter a maior competência profissional possível!

Estar aberto ao conhecimento

Saiba observar e aprender com quem tem habilidades que você ainda não possui, a observação é sempre aliada do bom líder. Esteja aberto a adquirir conhecimentos e a aprender com seus superiores e subordinados. Ter amor pelo saber é um aspecto interessante, que com certeza contribuirá significativamente para um melhor desempenho.

Ter um bom marketing pessoal

O líder causa impacto quando chega ao ambiente de trabalho. Ser líder não se trata só de uma nomenclatura, mas de uma postura que transparece confiança e respeito. Em toda empresa há profissionais muito bons em suas respectivas funções, mas cujo marketing pessoal prejudica a própria promoção. Ao almejar uma promoção, faça questão de investir no seu próprio marketing, assim será mais fácil se destacar e mostrar que é a pessoa certa para ocupar um cargo de liderança.

Ter vontade de se autodesafiar

Outra dica eficiente é se desafiar constantemente. Por exemplo: se você tem uma meta de vender 50 produtos da empresa por semana, busque tomar a iniciativa e aumentar essa meta frequentemente sem que o seu chefe precise pedir. Assim, além de evoluir como profissional e testar seus limites, você chama a atenção dos superiores e faz crescerem as chances de ser promovido. Surpreender os chefes com atitudes positivas sempre garante pontos com a empresa e pode te ajudar a chegar ao seu desejado cargo de liderança.

Gostou das nossas dicas de hoje? Agora você já conhece os comportamentos adequados de um superior e qual o melhor caminho a trilhar para chegar ao sonhado cargo de liderança. Coloque o que aprendeu em prática e seu objetivo estará mais próximo de você! Já testou alguma das dicas? Tem mais sugestões de como ser um bom líder? Não esqueça de contar nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: