Candidatos Carreira

O que fazer para conseguir um estágio no exterior?

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, é fundamental agregar novos conhecimentos e vivências ao currículo. Para isso, uma boa alternativa para os jovens profissionais são os estágios no exterior. Passar um período em outro país é uma excelente oportunidade para ter contato com novas culturas, visitar lugares interessantes, conhecer pessoas, aprimorar um idioma estrangeiro e, principalmente, trabalhar na área de atuação escolhida e adquirir experiência. No post de hoje, vamos falar sobre as vantagens e sobre como conseguir um estágio no exterior. Vamos lá?

Maneiras de conseguir um estágio

Existem muitos caminhos para conseguir um estágio no exterior. O mais direto é pesquisar por conta própria quais são as empresas que oferecem esse tipo de oportunidade, realizar a inscrição e passar pelo programa seletivo. Porém, se não tiver tempo para fazer essa busca ou preferir confiar em quem já tem experiência com esse processo, você pode recorrer também a agências especializadas, que intermediam a colocação do profissional e costumam oferecer programas direcionados para cada área de atuação.

Vale a pena também procurar saber quais são as oportunidades oferecidas pela sua universidade. Muitas instituições de ensino já firmaram parcerias com empresas multinacionais, que possuem sede em outros países, e assim passam a atuar como apoio local na escolha de candidatos. Os cursos de extensão universitária também são bons facilitadores nesse processo, assim como programas de intercâmbio estudantil como o Ciência Sem Fronteiras.

Ainda, outra opção é buscar informações com associações dedicadas, como a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE). Outro programa interessante é o International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), que promove intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países, permitindo uma experiência profissional no exterior com até um ano de duração dentro da área de estudo escolhida.

Proficiência no idioma

É preciso ressaltar que para realizar um estágio no exterior é necessário já ter domínio sobre o idioma estrangeiro. Diferentemente de um intercâmbio, em que o aluno pode aperfeiçoar a língua durante sua estadia no país com a convivência e com cursos específicos, durante o estágio é preciso que o aluno já chegue ao país com fluência.

Isso porque, para desenvolver suas atividades na empresa, é essencial que o candidato seja capaz de se comunicar com clareza e tranquilidade. Essa habilidade é comprovada facilmente por meio da aplicação de testes durante o processo seletivo; então, se você está em busca de estágio, não deixe de estudar o idioma do país em que pretende trabalhar.

Diversos destinos

Os Estados Unidos são o destino mais desejado e, exatamente por isso, a concorrência é enorme. Assim, se a sua real intenção é ganhar experiência na sua área de formação, é recomendável considerar outros países.

A escolha pelo destino deve ser baseada no potencial das vagas ofertadas, bem como nas possibilidades de aprendizado. Procure saber qual país se destaca na sua área de atuação — a Alemanha, por exemplo, é muito procurada por estudantes de engenharia — para tirar o máximo proveito de sua experiência.

Também é importante avaliar quais empresas estão cedendo o estágio e qual é o tempo de duração previsto, pois tudo isso influenciará na experiência do candidato e, consequentemente, em fatores como a maturidade conquistada, a capacidade de adaptação e o desenvolvimento profissional.

Agora que você já sabe como conseguir um estágio no exterior, confira também essas dicas sobre o assunto e veja alguns cursos para fazer durante a faculdade. Você está procurando ou já fez estágio no exterior? Conte para nós suas experiências nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: