Candidatos Carreira

O que fazer se não recebi nenhum retorno da entrevista?

“Não recebi feedback da entrevista que eu fiz. O que fazer?”

Acompanhe algumas dicas!

De acordo com a revista Forbes, um estudo realizado pela CareerBulider com quase 4 mil pessoas, mostra que 60% dessas já tiveram a experiência de não receber uma resposta após uma entrevista de emprego.
Mas conversando com amigos e conhecidos, não demoramos a encontrar várias pessoas que também ficaram sem um feedback de sua participação em processos seletivos. Infelizmente.
Mas sendo essa uma realidade, então o que fazer nessas situações?

Dicas sobre o retorno da entrevista

Vamos conferir algumas dicas que os Consultores do Contratanet reservaram especialmente para vocês:

Entre em contato

Você pode sim ligar ou mandar um e-mail para o responsável pela sua entrevista perguntando sobre o andamento do processo seletivo. Isso pode até demonstrar o seu interesse pela oportunidade, o que é bom. Mas claro que, para isso, alguns dias já devem ter passado desde a sua participação. E cuidado com excessos! Entre em contato poucas vezes e apenas durante um período determinado.

Seja simpático e agradável sempre

Isso é extremamente importante. Então não cobre um retorno com arrogância ou impaciência. Algumas empresas podem ter um processo seletivo longo ou burocrático e ainda estar em fase de avaliação. Mas independente disso, devemos sempre procurar ter uma atitude amigável, pois além de ser educado, pode não fechar portas.

Você tem network? Então utilize-o

Se tiver um amigo na empresa em que está concorrendo à uma vaga, poderá perguntar para ele se o processo seletivo ainda está acontecendo. Recorra a esses contatos.

Seja realista e esteja atento aos sinais

Se mandou e-mail e não teve resposta, ligou para a empresa e o responsável pela vaga não atendeu, não retornou ou foi evasivo demais, isso já pode significar a resposta que queria, sendo a hora de partir para outra.

Leve tudo como experiência

De qualquer forma, participar de uma seleção já traz novas experiências e isso o ajudará em uma próxima oportunidade. Então você não perdeu tempo se participou da seleção e não conseguiu a vaga. O importante é sempre refletir sobre sua atuação e melhorar na próxima.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: