Candidatos Processo Seletivo

O que não perguntar na entrevista de emprego?

o que perguntar na entrevista de emprego

A primeira coisa que todo candidato deve pensar ao comparecer a uma entrevista de emprego, é que não é só a empresa que está escolhendo ou avaliando, você também precisa escolher e avaliar a possível empresa em que irá trabalhar. Por este motivo, estar informado sobre a empresa em que irá trabalhar é essencial para que você faça uma entrevista esclarecedora que lhe ajude em suas decisões.

Uma boa estratégia é pesquisar o site e redes sociais da empresa, assim será possível verificar se a forma de trabalho da organização combina com você e se está alinhada com os seus interesses.

Tenha cuidado com o que for perguntar na entrevista de emprego

Por mais que você se informe sobre a empresa e a oportunidade de trabalho, é esperado que algumas dúvidas fiquem para a hora da entrevista, algo perfeitamente normal. De qualquer maneira, alguns assuntos precisam ser tratados com cuidado no momento da conversa com o recrutador.

Veja abaixo alguns tópicos que merecem atenção e prepare-se melhor para sua próxima entrevista!

1 – Salários e Benefícios

É natural querer saber de salário e benefícios. Mas cuidado para não transparecer que esse assunto é o mais importante ou a única coisa que importa para você no momento da decisão por um novo emprego. Ou seja, não é que não se pode perguntar sobre salário, mas seja cuidadoso.

Então não faça perguntas do tipo: “Em quanto tempo terei aumento?” ou uma quantidade exagerada de perguntas relacionadas: “Qual é a faixa salarial?”; “Tem benefícios”; “Quais os valores dos benefícios?”.

2 – Informações sobre a empresa

É interessante saber mais sobre o negócio da empresa. Mas perguntas muito básicas, como: “O que a empresa faz?”; “Que tipo de produto ou serviço ela oferece?”; “Tem filiais?”, podem demonstrar que você não se deu ao trabalho de fazer uma simples pesquisa sobre a empresa. É muito importante pesquisar antes de comparecer à entrevista.

3 – Informações sobre a vaga

Normalmente, ao começar as entrevistas, os recrutadores perguntam o que atraiu o interesse do candidato para a vaga que ele está concorrendo. E não foram poucas as vezes que escutei a seguinte pergunta: “Para qual vaga estou concorrendo?”. Ou seja, o candidato não sabe nem ao que ele está se candidatando, demonstrando falta de foco, direcionamento e até de maturidade profissional.

Não há mal em querer saber mais sobre a vaga, mas cuide para fazer questionamentos bem fundamentados e justificados, este será inclusive um fator diferencial que pode chamar positivamente a atenção do entrevistador.

Outras recomendações sobre perguntas durante a entrevista

Outro ponto de atenção durante a entrevista de emprego é que você deve evitar perguntas que de alguma forma, demonstrem muitas restrições da sua parte. Por exemplo, horário de trabalho, se é necessário realizar hora extra etc. Principalmente quando estamos falando de cargos mais estratégicos, como de Gestão, a disponibilidade e dedicação são características esperadas.

E assim como devemos tomar cuidado com algumas perguntas, não ter nenhum questionamento também pode ser crítico. Por isso, prepare-se ao máximo para sua entrevista. Estude, pesquise e leve suas perguntas na ponta da língua!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: