Empresas RH

Onboarding de novos funcionários: o que é e como fazer?

Você recrutou novos funcionários e agora é só aguardar para que eles se desenvolvam na empresa? Nada disso! É preciso fazer a integração deles no ambiente organizacional, e é disso que se trata o onboarding de novos funcionários. Consiste em um procedimento para adaptar e capacitar estes profissionais na cultura da empresa.

No entanto, muitos gestores de recursos humanos têm dúvidas sobre a forma como o onboarding deve ser aplicado, já que, quando feito corretamente, esse processo permite que os funcionários fiquem mais motivados e apresentem resultados em menos tempo.

Acompanhe este artigo e descubra os passos primordiais para fazer dar certo o processo de integrar novos funcionários. Confira!

1. Reúna colaboradores em um evento de onboarding de novos funcionários

Para iniciar um procedimento de onboarding eficiente, organize um evento. O famoso “Boas Vindas” no primeiro dia de trabalho dos novos funcionários é o mais adequado para recebê-los. Estipule uma data com os departamentos e convide seus membros para se apresentarem aos recém-contratados.

Neste evento deverão estar presentes não só a equipe de Recursos Humanos mas também os principais gestores da empresa. É preciso apresentá-los aos executivos para deixá-los mais à vontade. Além disso, vai ser possível criar uma sintonia com todos os níveis organizacionais.

Aproveite também para esclarecer aos novos talentos sobre a cultura organizacional. Converse com eles a respeito da política da empresa, dos benefícios e das etapas de avaliação de desempenho. Podem ainda falar sobre a história da corporação e dos desafios recentes enfrentados, assim, eles já vão se sentir alinhados com o novo trabalho.

2. Defina um colaborador para fazer o treinamento

Introduzidos os principais pontos sobre a empresa, chegou a hora de apresentar o mentor. Este será responsável pelo treinamento dos novos funcionários. Com um tempo estipulado, o mentor vai acompanhar os primeiros passos, respondendo dúvidas e corrigindo erros.

É importante que esse treinamento seja avaliado. O mentor deve atribuir notas e considerações sobre o desempenho desses recém-chegados, pois é necessário, desde já, acompanhar o comprometimento e o interesse dessas pessoas para com a organização.

3. Organize o material de trabalho do novo colaborador

Uma maneira de não deixar os novos funcionários desorientados no primeiro dia de trabalho é organizar seus materiais de trabalho. Então, já deixe separado tudo aquilo que será necessário para o desempenho daquela função, assim, fica evidente como a empresa se preocupa com seus talentos e que não há tempo para perder.

Também é crucial, pelo menos no primeiro dia, estipular a programação para a rotina de trabalho. Entregue ao novo contratado um cronograma com compromissos e metas para o dia. Desta forma, ele vai entender que é preciso ser organizado para os próximos dias na empresa.

Você percebeu como algumas etapas são fundamentais para o onboarding de novos funcionários? Pois bem, seria interessante ainda fazer apresentações diferenciadas para cada um, assim, o caráter personalizado pode garantir maior cuidado e melhor desenvolvimento nos dias iniciais daquelas novas contratações.

Gostou dessas dicas? Então, siga nossa página no Facebook e acompanhe outras informações!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: