Candidatos Carreira

Os 9 principais erros em dinâmicas de grupo de processos seletivos

Os processos seletivos causam pânico nos candidatos, sobretudo naqueles que estão entrando agora no mercado de trabalho. O ideal aqui é lembrar que o recrutador apenas quer conhecer melhor cada participante, certificando-se de que vai contratar o profissional que atenda às necessidades da empresa. Por isso, não há motivo para se desesperar na hora das dinâmicas de grupo.

Nervosos e, muitas vezes, inseguros, alguns candidatos se atrapalham com alguns erros bobos, mas praticamente imperdoáveis.

Erros em dinâmicas de grupo

Para ajudá-lo a superar essa situação, reunimos os 9 erros em dinâmicas de grupo que devem ser evitados a qualquer custo, além de algumas dicas para melhorar a sua performance. Assim, será mais fácil conquistar a vaga pretendida. Acompanhe!

1. Não se preparar para o processo

Acredite: muitos candidatos simplesmente esquecem de pesquisar sobre a empresa, antes de ir para a dinâmica de grupo. Como se pode imaginar, esse é um erro grave. Afinal, os recrutadores perceberão, no decorrer das etapas, que o profissional não está dando a devida importância para o emprego.

Pense: como você saberá a forma de contribuir para o crescimento de uma organização, se você nem mesmo conhece o propósito da firma ou os seus valores? Perceba, nesse contexto, que aquele candidato que não se prepara para a dinâmica coletiva provavelmente será eliminado.

2. Escrever e falar errado

Falhas no português prejudicam consideravelmente os candidatos, que podem ser até dispensados do processo devido a isso. Então, tenha cuidado redobrado ao participar de uma dinâmica de grupo, momento em que o recrutador avaliará sua habilidade de argumentar, tanto na forma escrita quanto oral.

3. Vestir roupas extravagantes ou desleixadas

Claro que não é essencial colocar a sua melhor roupa, porém deve-se ter cuidado com o estilo de vestimenta escolhida — não só para o dia da dinâmica de grupo, mas para todas as etapas do processo. O recomendado é utilizar roupas mais formais, que transmitam credibilidade. Aposte em cores neutras, como marrom, preto, bege, cinza etc.

As mulheres devem evitar decotes e roupas transparentes, que podem passar uma imagem equivocada, enquanto os homens precisam se atentar à questão da calça, não deixando que as roupas íntimas fiquem à mostra. Jamais vá a empresa com roupas amassadas ou sujas.

4. Ser indiferente e não interagir

O nome “dinâmica em grupo” já deixa claro a proposta dessa etapa, certo? Então, aqueles que não interagem durante essa fase, tendo um comportamento individualista, serão mal avaliados.

Portanto, não seja indiferente. Saiba que durante essa etapa a participação de cada membro é fundamental, mas nada de forçar a barra. Seja quem você realmente é, priorizando a interação.

5. Tentar se sobressair a qualquer custo

Tão negativo quanto ter timidez em excesso é tentar chamar a atenção, criando uma situação desagradável para todos os envolvidos. Esses candidatos são fáceis de identificar.

Normalmente, são aqueles profissionais que querem aparecer o tempo todo, supervalorizando as suas habilidades e concentrado toda a dinâmica de grupo neles mesmos.

Então, fica a dica: não seja esse tipo de pessoa, pois tal comportamento tem um efeito contrário, mostrando ao time de RH que o candidato em questão não sabe trabalhar em equipe. O indicado é ser confiante na medida certa.

6. Desviar o foco com conversas paralelas

Todos os candidatos que estão ali têm o mesmo objetivo: conquistar uma vaga de emprego. Então, tenha sempre isso em mente e não atrapalhe o andamento da dinâmica de grupo com conversas paralelas, que além de prejudicar a sua imagem perante a equipe de RH, também vai incomodar os demais participantes.

7. Ter excesso de nervosismo

Muitos candidatos se preparam durante meses para participar das dinâmicas de grupo. No entanto, no momento que chega a hora de fazê-la, eles ficam extremamente nervosos. O contrário também pode acontecer, quando não há nenhum tipo de preparação. O fato é que controlar esse instinto é determinante para o seu desempenho no processo de seleção.

O nervosismo mostra certa falta de autocontrole, por isso, é fundamental procurar formas de desviar o pensamento para poder passar por essa fase. Se você se preparou, conhece a empresa, o cargo que deseja ocupar, pratique alguns exercícios para relaxar.

Eles podem incluir, por exemplo:

  • escutar uma música calma antes de entrar na sala;
  • manter conversas amenas com os outros candidatos;
  • evitar questioná-los sobre formação, habilidades e outros assuntos que despertem nervosismo;
  • ser autoconfiante e ter consciência do que você é capaz.

8. Falar mentiras

A transparência é um dos requisitos básicos para que o candidato seja selecionado para uma vaga de emprego. Por isso, nada de mentiras na hora de fazer o currículo e muito menos na dinâmica: os recrutadores estarão atentos, e ser pego em alguma mentira é bastante prejudicial.

Imagine que a dinâmica exija a conversação em outra língua. Você colocou no currículo que tinha fluência, mas, na verdade, possui apenas nível intermediário. Com certeza, a situação será desagradável e poderá manchar as chances de futuras oportunidades na empresa.

É a mesma coisa que se declarar proativo e uma ótima pessoa para trabalhar em equipe, mas na hora da dinâmica se mostrar com pouca atitude e não respeitar o espaço dos colegas.

9. Chegar atrasado

Os atrasos são incômodos em qualquer situação. Agora imagine isso em uma dinâmica de grupo: os recrutadores verão o candidato como desorganizado com o tempo, e como uma pessoa que não está se importando tanto assim com a colocação. Como dizem que a primeira impressão é a que fica, pode ter certeza que isso trará uma imagem negativa.

Dessa forma, é essencial chegar em média com 15 minutos de antecedência. Isso o ajudará, inclusive, a manter a tranquilidade e até mesmo repassar alguns pontos importantes antes de entrar na sala com os outros candidatos.

Dicas para se destacar nas dinâmicas de grupo

Algumas estratégias são bastante eficazes para se destacar, entre elas:

1. Mostrar autenticidade

Isso não quer dizer que você terá que a todo momento impor sua opinião, mas é preciso mostrar as suas convicções e acreditar nos seus ideais.

2. Ser participativo

Sem falar demais, nem ficar mudo. O candidato participativo é aquele que faz comentários nos momentos certos, sabe dialogar com o pensamento dos colegas e pontua questões interessantes, que fazem os outros refletirem.

3. Conhecer seus pontos fracos e fortes

Se autoconhecer é um dos exercícios mais eficazes para melhorar tanto como pessoa quanto como profissional. Saber quais são os seus pontos fortes é importante para você mantê-los; enquanto conhecer seus pontos fracos auxilia você a se desenvolver.

4. Saber sobre a empresa

Já apontamos o erro que é não saber sobre a empresa para a qual você está prestando o processo seletivo. Mas vale ressaltar que a busca por informações não deve se restringir ao site institucional. Veja reportagens de veículos confiáveis, os projetos desenvolvidos pela companhia, conheça até mesmo os parceiros de negócio que ela possui. Dessa forma, você terá muito mais propriedade para falar na hora que surgir algum questionamento.

Evitando esses erros em dinâmicas de grupo, bem como seguir as dicas que apontamos no final, aumentarão as suas chances de obter êxito no processo seletivo.

Gostou do conteúdo sobre dinâmicas de grupo? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou deseja compartilhar as suas experiências conosco? Deixe o seu comentário!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: