Carreira

Por que as empresas estão tão interessadas no perfil empreendedor?

por-que-as-empresas-estao-tao-interessadas-no-perfil-empreendedor

Você está começando a sua jornada profissional, rumo a uma carreira de sucesso, e quer garantir aquele emprego dos sonhos, não é mesmo? O primeiro passo para se destacar no mercado é entender quais as características mais valorizadas pelas empresas, principalmente dentro do que é chamado de perfil empreendedor.

Quer saber mais sobre esse perfil, que muitas empresas procuram na hora de contratar novos funcionários? Leia nosso artigo e descubra!

Qual é o perfil que as empresas procuram?

A grande maioria das características mais buscadas pelas empresas está reunida em um mesmo perfil profissional: o empreendedor.

Mas empreendedor não é aquela pessoa que abre o próprio negócio? Não! Empreendedor é aquele profissional que está sempre ligado nas principais tendências de mercado e pronto para ajudar a empresa a superar os seus desafios de maneira inovadora. Além disso, é alguém extremamente alinhado aos objetivos estratégicos da empresa e que busca sempre por resultados.

Não ter medo de arriscar, buscar desenvolvimento constante e superar as expectativas também são características de profissionais que têm o perfil empreendedor. Portanto, essas pessoas podem fazer a diferença dentro das empresas, sendo extremamente valorizadas nos dias de hoje.

Por que o perfil empreendedor é importante?

Contar com profissionais empreendedores no ambiente interno do negócio pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Isso porque essas pessoas ajudam a organização a solucionar problemas de maneira única, permitindo que ela ganhe destaque no mercado.

Além disso, esse tipo de profissional está sempre pronto para ajudar a empresa a se desenvolver e crescer. Ele traz novas ideias para dentro da organização e consegue gerar resultados que permitem que a empresa crie um diferencial e ganhe vantagem competitiva.

Apesar de ser uma tendência da atualidade, é bom lembrar que nem todas as empresas buscam empreendedores. Dessa forma, apesar de ser um perfil em alta, é importante que você analise a cultura e forma de funcionamento do negócio antes de usar o perfil empreendedor como uma forma de se destacar no processo seletivo da empresa.

Como você pode desenvolver o seu perfil empreendedor?

Se você ficou preocupado com o nível de desenvolvimento do seu perfil empreendedor, fique tranquilo! Com dedicação e empenho, essas características podem ser desenvolvidas em qualquer profissional. A seguir, descubra três formas de fazer isso agora mesmo.

1. Saia da sua zona de conforto

Você já deve ter ouvido falar na famosa frase de Einstein: “Loucura é esperar resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”. Isso quer dizer que é exatamente fora da zona de conforto que a mágica acontece, ou seja, que você se desenvolve e se diferencia.

Portanto, revise a sua rotina diária e busque também fazer coisas diferentes. Vá àquele lugar que você sempre teve vontade, mude o caminho que você faz para a faculdade ou trabalho, assuma novos desafios e converse com pessoas que você não conhece tão bem.

Apesar de parecerem atitudes pequenas, elas podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento do seu perfil empreendedor.

2. Tente resolver seus problemas de forma criativa

Diante de um problema, seja ele pessoal ou profissional, saia do clichê e busque as soluções inovadoras. Leia sobre as tendências de mercado, converse com as pessoas ao seu redor e tente ter ideias diferentes para solucionar o desafio que está diante de você.

3. Se arrisque

Ter medo é natural, mas combatê-lo é essencial para quem quer desenvolver um perfil empreendedor. Se arrisque e tire do papel as ideias que você sempre quis colocar em prática. Vá com medo mesmo, assuma novas responsabilidades e dê o melhor de si para que tudo dê certo.

E se der errado, não se preocupe! Cada falha é uma experiência, um aprendizado. Aprenda com o erro e continue a sua jornada.

Agora que você já sabe qual o perfil que as empresas procuram, o que você está esperando para colocar a “mão na massa” para começar a se desenvolver? Invista em você e crie o seu diferencial para se destacar no mercado de trabalho e encontrar o emprego dos sonhos!

Leia também o nosso próximo artigo e descubra qual a melhor forma de solicitar emprego na empresa que você sempre sonhou trabalhar!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: