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Por que tantas empresas se baseiam na avaliação por competências?

A aclamada avaliação por competências é a interseção entre três características do avaliado: seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes. Logo, essa técnica avalia não só o saber (conhecimento) do indivíduo, mas como ele aplica isso (habilidade) e a vontade (atitude) que ele tem de aplicar seu saber.

E, tendo como base que o desejo principal das organizações é terem equipes que não apenas saibam como contribuir para o sucesso delas, mas que queiram obter esse sucesso, não é difícil entender por que cada vez mais as empresas avaliam seus colaboradores e candidatos com base em suas competências.

Como avaliar uma competência?

Apesar da intensa busca por tais avaliações, muitas empresas ainda não obtêm o sucesso esperado com suas equipes. Isso acontece por não conduzirem o processo de forma correta e atropelarem fases. Essencialmente, é preciso definir a missão, a visão e os valores organizacionais, além de buscar que as pessoas os vivenciem no dia a dia e os compreendam.

E, antes de aplicar a avaliação, é preciso realizar uma campanha de comunicação informando os objetivos, desmistificando boatos, esclarecendo os ganhos para a organização e para cada participante. Há que se ter um cuidado extra em não vincular, em primeiro plano, a avaliação por competências a uma política de remuneração. Isso porque uma das fases desta avaliação é justamente a autoavaliação.

Ou seja, havendo a premissa de variação da remuneração de acordo com o resultado da avaliação, os colaboradores tenderão a se avaliar melhor do que a realidade.

Qual a característica de maior peso?

É preciso ter um equilíbrio entre as três arestas desta avaliação. Algumas empresas podem preferir as competências técnicas e preterirem as competências comportamentais. Mas, sabemos que estes dois aspectos dos colaboradores devem ser de alto padrão. Contudo, nada adiantará se sua equipe deter o conhecimento e ter a habilidade de aplicá-lo se ela não estiver bem estimulada.

Sem estímulos, há o risco de a empresa constatar uma queda vertiginosa das atitudes de seus colaboradores. Por isso, podemos arriscar afirmar que, de modo geral, a aresta mais importante é a atitude. Funcionários estimulados vestem a camisa da empresa e, quando necessário, buscam adquirir conhecimento e desenvolver habilidades para o sucesso pessoal e da organização.

Você pode ler mais sobre competências técnicas e comportamentais aqui.

Como é feita a avaliação por competências?

Esta avaliação é realizada com a técnica 360º, na qual o colaborador recebe avaliações de todas as esferas: colegas de equipe, superiores, subordinados, clientes internos e externos, além da autoavaliação. Os resultados são sistematicamente comparados com as competências anteriormente definidas para a empresa e para cada cargo, resultando em feedbacks que ressaltam os pontos positivos do profissional e o direcionam na melhoria dos pontos deficientes, inclusive oferecendo ferramentas e suporte para tal.

Vale lembrar que também existem outras técnicas de aplicar esta avaliação, como a 180º, na qual o profissional não se avalia. No entanto, esta última técnica tem resultado menos interessante para avaliação de tarefas mais complexas.

De quanto em quanto tempo devo aplicá-la?

A frequência com a qual a avaliação por competências deve ser aplicada varia conforme os interesses da empresa e a disponibilidade de realizar esse esforço. Normalmente, as organizações aplicam estas avaliações de seis em seis meses ou anualmente. Mas, em momentos de crise interna ou de transformações na empresa, pode ser interessante realizar a pesquisa a cada três meses para analisar, inclusive, o efeito das estratégias em execução.

Por que as empresas se baseiam na avaliação por competências?

Ao realizar as avaliações por competências, a empresa busca obter o melhor resultado possível, garantindo a excelência nas ações. As avaliações tradicionais têm se mostrado insuficientes para as empresas atualmente, uma vez que geralmente são realizadas por uma equipe que analisa os colaboradores individualmente e relaciona as melhorias que julga necessárias. Esse tipo de avaliação pode fazer com que a empresa fique submetida a critérios pouco objetivos e não tenha o retorno esperado do investimento. Já a avaliação por competências, quando aliada à missão, visão e valores da empresa, faz com que a instituição tenha mais foco, seja mais produtiva, eficiente e competitiva.

Ficou com alguma dúvida sobre a avaliação por competências? Então deixe um comentário e vamos aprimorar nosso conhecimento!

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