Empresas Recrutamento e Seleção

Processo seletivo para PCD: como realizar um processo seletivo inclusivo?

A necessidade de realização de um processo seletivo inclusivo vai além da adequação à legislação brasileira. Ele gera impactos positivos no ambiente interno da empresa, para o seu posicionamento no mercado e para a sociedade em geral.

Porém, quando falamos em processo seletivo para PCD (pessoas com deficiência), a falta de conhecimento pode ser uma das maiores barreiras para a criação de um processo efetivamente inclusivo.

Dessa forma, a busca por informações e a preparação prévia da equipe se mostram como fator decisivo para a promoção de um processo seletivo adequado. Isso envolve uma mudança global de paradigma e cultura dentro da empresa, além de um planejamento prévio cuidadoso.

Neste post, vamos explicar como você pode promover a inclusão dentro da sua empresa por meio de um processo seletivo eficaz. Acompanhe o texto.

Não generalize

Existem diversos tipos de deficiência e, quando falamos em processo seletivo para PCD, é essencial considerar que ele engloba pessoas com características e necessidades muito diferentes entre si. Dessa forma, generalizar todos os candidatos é um erro grave.

Para começar a planejar um processo seletivo inclusivo, é essencial que você busque informações concretas sobre quais são as adaptações necessárias para cada candidato. Você pode conversar com pessoas com deficiência, outras empresas que já realizam processo seletivo para PCD ou buscar informações em sites e blogs.

Converse com o seu candidato

Ao entrar em contato para marcar uma entrevista, converse abertamente com o seu candidato sobre quais são as adaptações necessárias para a realização do processo. Pergunte sobre as necessidades em relação à sala, se será necessária a participação de um tradutor de libras ou de um acompanhante.

A partir dessas informações, realize as adequações e transforme a sala em um ambiente acolhedor e cordial para receber os candidatos.

Evite falar apenas com o acompanhante

Mesmo que o seu candidato precise levar alguém para a entrevista, evite dirigir as perguntas aos acompanhantes. Fale diretamente com o candidato demonstrando seriedade e naturalidade. Faça todas os questionamentos necessários e evite ser paternalista.

Trate a deficiência com naturalidade

Durante a entrevista, será preciso realizar algumas perguntas em relação à deficiência do candidato. Você pode questionar sobre a sua origem — congênita ou causada por algum evento ao longo da vida —, e necessidades de adaptações para realização das atividades.

Deixe claro o que a empresa espera dele e as atividades atribuídas ao seu cargo. Aborde também questões sobre experiências profissionais passadas. Trate tudo com naturalidade e não tenha medo de perguntar.

Você pode questionar também sobre a forma com que o candidato lida com a deficiência no dia a dia e como é a sua autonomia. Porém, foque sempre em perguntas que efetivamente são relevantes para a rotina da empresa.

Converse com profissionais da área

É importante buscar informações com profissionais que lidam com PCD no seu dia a dia. Portanto, converse com médicos e técnicos da área, pedindo dicas sobre possíveis adaptações e ajustes no seu processo seletivo. Esses profissionais podem aconselhar você sobre como organizar e planejar as etapas valorizando a inclusão.

A realização de um processo seletivo inclusivo é pré-requisito quando falamos sobre processo seletivo para PCD. Por isso, busque o máximo de informações possíveis e planeje-o com antecedência.

Para saber mais sobre o tema ou obter auxílio nesse, ou em outros processos seletivos na sua organização, entre em contato com a Contratanet. Nós temos profissionais capacitados e experientes, prontos para oferecer as melhores soluções para a sua empresa!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: