Candidatos Carreira

Programa de Trainee: quais são as vantagens de participar?

Já pensou em ter a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, ganhar experiência em várias áreas, iniciar uma carreira em uma grande empresa e assumir cargo de liderança em um curto espaço de tempo? Então, provavelmente, você se interessará pelos programas de trainee.

No final do segundo semestre e do ano, vários programas de trainee são abertos. As empresas buscam jovens recém-formados para integrar seu time de empregados e fornecem treinamento durante 1 ou 2 anos para que os participantes possam ter experiência em várias áreas e decidir em qual querem continuar trabalhando.

Reunimos, neste post, algumas vantagens de participar de um programa de trainee. Além disso, você conferirá algumas dicas de como se destacar no processo seletivo.

Conhecimento sobre diversas áreas

A maioria dos programas de trainee se baseiam em job rotation, na qual o candidato passa por várias áreas da empresa em diferentes funções durante um período de tempo. Dessa forma, você conhece todas as áreas de negócio da empresa e poderá escolher mais tarde aquela que mais se adequa ao seu objetivo de carreira.

Expansão do networking

Como terá contato com várias áreas da empresa, você conhecerá também muitas pessoas novas. É importante cultivar bons contatos, pois eles podem te ajudar dentro e fora da empresa com oportunidades, troca de conhecimento etc.

Contato e orientação dos gestores

Ao participar do programa, você conviverá diariamente com gestores de várias áreas. Desse modo, conseguirá absorver mais informações, dicas e obter feedbacks para melhorar sua performance. Além disso, estará sempre se expondo a vários gestores, o que pode aumentar suas chances de alcançar cargos mais altos no futuro.

Carreira acelerada

Algumas empresas oferecem oportunidades de gestão aos trainees que se destacam ao longo do programa. Dessa forma, o caminho até o cargo de chefia é mais curto do que o percorrido por pessoas que não participaram do programa de trainee. Com isso, as chances de alavancar a carreira são maiores.

Bons benefícios

A maioria dos programas de trainee oferecem uma boa remuneração, eles ainda concedem benefícios como assistência médica e odontológica, auxílio-alimentação e transporte e previdência privada. Além disso, vários programas oferecem cursos para o aprimoramento pessoal e profissional do empregado de graça.

Destaque em um programa de trainee

Participar de um programa de trainee é um desejo de muitos jovens que estão próximos de terminar a graduação. Esses processos seletivos são bastante concorridos —​ alguns com mais de 5.000 candidatos por vaga — e às vezes é difícil se destacar entre tantos candidatos. Algumas dicas para se dar bem são:

  • conheça a cultura da empresa;
  • seja proativo;
  • seja resiliente;
  • invista em uma segunda língua, principalmente inglês;
  • se envolva nas atividades em grupo;
  • aja naturalmente;
  • tenha autoconhecimento.

Agora que você já sabe as vantagens de participar de um programa de trainee e como se destacar no processo seletivo, concorra à essas vagas! Acesse o portal Contratanet e cadastre-se gratuitamente para concorrer às oportunidades.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: