Candidatos Carreira

Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar no exterior?

Muitas pessoas sonham em trabalhar no exterior, com a promessa de melhores salários, mais oportunidades de progresso na carreira e uma qualidade de vida com padrões melhores que os do Brasil. No entanto, é importante ter em mente que trabalhar lá fora tem vantagens e desvantagens. Nessa jornada, nem tudo são flores e há muito com o que se acostumar, como diferenças culturais, preconceito contra estrangeiros, clima etc. O importante é refletir bem sobre sua decisão e fazer escolhas bem informadas. E nós podemos te ajudar nessa tarefa! Confira vantagens e desvantagens de trabalhar no exterior.

Entenda as vantagens de trabalhar no exterior

Conhecer uma nova cultura

Trabalhar no exterior tem como uma grande vantagem a imersão completa em uma nova cultura. Essa experiência não pode ser obtida por meio de livros e revistas, por isso é muito valiosa. Você aprende novos valores, costumes e hábitos dos locais, além de enriquecer suas referências pessoais e profissionais.

Contato com línguas novas

Principalmente em países onde não se fala o Português, trabalhar no exterior tem a vantagem de expandir seu vocabulário e proficiência em uma língua estrangeira. Você aprende novos termos, aprimora sua gramática e, o que é ainda mais valioso, aperfeiçoa sua pronúncia.

Amadurecimento pessoal e profissional

Viver e trabalhar no exterior também pode ser uma ótima forma de amadurecimento pessoal e profissional. Você aprende a se virar por conta própria, faz novos amigos e descobre mais sobre si mesmo.

Ganhos curriculares

Cada vez mais, experiências profissionais no exterior são valorizadas por empresas nacionais e estrangeiras. Ter esses itens em seu currículo demonstra que você tem disposição para enfrentar novos desafios, se arriscar e se comprometer com novas culturas e modos de fazer negócios.

Leve em consideração também algumas desvantagens

Diferenças culturais

A depender do país escolhido, trabalhar no exterior representa também uma série de desafios culturais. As diferenças vão desde personalidades mais frias e duras que as do Brasil, até éticas de trabalho distintas, com valores morais mais ou menos rígidos.

Dificuldades de adaptação

O período inicial de uma temporada no exterior é uma das maiores desvantagens, já que o profissional tem que lidar com a falta de amigos, de familiares e de referências em sua vida. Todos os desafios se acumulam e aumenta a saudade, bem como a vontade de se isolar dos novos colegas de trabalho.

Altos custos de vida

Nem sempre os custos de vida no exterior são compensados pelas vantagens salariais oferecidas. Por essa razão, é imprescindível fazer uma boa pesquisa sobre os custos de vida na cidade de destino antes de se decidir por trabalhar no exterior.

Eventuais preconceitos contra estrangeiros

Infelizmente, em alguns países ainda é comum que brasileiros sofram algum tipo de preconceito. Por melhor que seja a recepção de nossa nacionalidade lá fora, ainda há quem duvide das capacidades profissionais de brasileiros.

Desafios de um clima bem diferente do Brasil

Essa é outra questão que varia de acordo com o país de destino. O clima pode representar um desafio para muitas pessoas, já que o Brasil tem uma média de temperaturas bastante estável. Nesse sentido, frio extremo pode representar um verdadeiro impedimento para algumas pessoas morarem e trabalharem fora.

Entre essas vantagens e desvantagens, qual se destacou mais para você? Tem sugestões que ficaram fora da lista? Deixe seus comentários abaixo e participe!

Se quiser ainda mais informações sobre esse tema, confira estes nossos artigos com dicas para quem quer trabalhar no exterior e recomendações para você elaborar um bom currículo em inglês.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: