Candidatos

Quais são as regras para um estágio supervisionado?

O estágio supervisionado é algo buscado por muitos estudantes, mas você sabe quais são os seus deveres e direitos como estagiário? E qual é a diferença entre estágio supervisionado e outros tipos de contrato? Aliás, qual é a importância dessa vivência para a sua formação profissional?

Se você respondeu não a alguma dessas perguntas, está na hora de saber mais sobre o estágio supervisionado! Continue a leitura e tire suas dúvidas:

O que é estágio supervisionado?

O estágio supervisionado é uma oportunidade dada aos alunos de graduação para vivenciar os conteúdos teóricos aprendidos dentro da sala de aula em uma situação prática. Trata-se, portanto, de um tipo de experiência na qual você pode obter conhecimentos e competências com a supervisão de um profissional já formado.

Para esse tipo de vivência, é obrigatória a presença de um profissional em campo — ou seja, na empresa ou instituição na qual você cursa o estágio — e, em alguns casos, até mesmo de um professor da sua instituição de ensino. Nesse tipo de estágio, você atua dentro de uma organização, vivenciando o dia a dia da instituição e realizando tarefas relacionadas à sua área profissional.

Quais são os benefícios do estágio supervisionado para a sua formação?

O estágio supervisionado é obrigatório para a maioria dos cursos de graduação, pois gera uma série de benefícios para o estudante. Afinal, é no ambiente do estágio que você colocará em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Porém, diferentemente de um profissional formado e contratado, o estágio supervisionado permite a experimentação. Isso significa que você possui maior liberdade para testar diversas formas de atuação e atividades até encontrar aquela que mais se enquadra no seu perfil.

O estágio também enriquece o seu currículo, uma vez que vale como experiência profissional e permite o desenvolvimento de uma série de competências que só podem se expressar em uma situação prática. Isso significa que você se torna capaz de adquirir conhecimentos e habilidades que vão além das da sala de aula, melhorando a sua atuação no mercado.

Ele pode, inclusive, se transformar no seu primeiro emprego. Isso porque muitas empresas gostam tanto da atuação dos alunos que acabam por contratá-los ao final do curso. Já imaginou formar com uma vaga garantida dentro da empresa dos seus sonhos? Essa é uma vantagem que faz valer a pena investir nesse tipo de vivência!

Quais são as regras do estágio supervisionado?

Por não ser considerado um emprego formal, o estágio supervisionado não se encaixa nas normas da CLT. Ele possui uma série de regras próprias, e conhecê-las é essencial para garantir uma experiência de qualidade.

Em primeiro lugar, é importante entender que não existe obrigatoriedade de remuneração em um estágio supervisionado. Isso significa que você pode ou não receber do empregador o que é chamado de bolsa auxílio, ficando este pagamento a cargo da empresa. Caso haja remuneração, porém, ela deve constar no contrato assinado por você e pela empresa responsável.

Caso seja aluno de graduação, você pode estagiar por até 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais. Além disso, o contrato só pode ser renovado por até 2 anos na mesma empresa, sendo necessário apresentar um relatório a cada 6 meses e um relatório final para a sua instituição de ensino.

Você também precisa assinar um termo de compromisso e um contrato de estágio para realizar essa vivência. Ele deve passar tanto por você quanto pelo supervisor da empresa, além da instituição de ensino. Ou seja, o contrato deve ser assinado por essas três partes.

Por fim, é preciso conhecer seus direitos como estagiário. Entre eles está a redução de jornada em épocas de prova, que pode chegar à metade da carga horária normal. O estagiário também tem direito a um seguro de vida, que pode ser concedido tanto pela instituição de ensino quanto pelo campo de estágio.

Como você viu, o estágio supervisionado pode ser uma vivência extremamente enriquecedora — basta ficar atento às regras desse tipo de contrato.

Gostou desse artigo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a encontrar o primeiro emprego!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: