Candidatos Carreira

Qual a maneira certa de pedir demissão?

Você batalhou para conseguir aquela vaga tão desejada, conquistou o seu espaço dentro da empresa e passou a ter cada vez mais responsabilidades. Mas, agora, depois de um tempo, sente que não tem perspectivas de crescimento.

Para completar, ainda surgiu uma proposta de novo trabalho, com remuneração melhor e um monte de atividades que estão enchendo os seus olhos de curiosidade. Você avaliou as possibilidades e decidiu pedir demissão para viver esse novo desafio.

As notícias são boas, mas, por outro lado, trazem consigo um problema: como pedir demissão do emprego atual sem queimar o filme com a empresa? Para complicar, outras dúvidas similares também teimam em aparecer: quais procedimentos seguir para garantir o recebimento correto das verbas de rescisão? Com quem falar sobre o assunto? Como justificar um pedido de demissão?

Saiba, no entanto, que é possível ir em busca dos seus sonhos sem precisar pisar na bola com ninguém e recebendo todos os direitos previstos na CLT.

Sendo assim, reunimos algumas dicas que podem ajudar você a pedir demissão com tranquilidade e sem prejudicar a sua imagem de bom profissional diante do mercado. Confira:

1. Peça demissão ao seu superior direto

Com quem falar primeiro? O gestor? O profissional de RH? A colega da mesa ao lado? Essa é uma das dúvidas mais comuns que surgem quando alguém decide pedir demissão. A dica é evitar fofocas e burburinhos que comprometam a sua imagem profissional. Seus colegas de trabalho não podem saber da novidade antes do seu chefe.

Se você decidiu pedir demissão, guarde a informação com você até conversar sobre o assunto com o seu superior direto. Ele vai poder dar sequência ao pedido e orientá-lo sobre os próximos passos.

2. Explique o motivo da saída

As pessoas trocam de emprego pelos mais variados motivos e os gestores precisam ter maturidade profissional para compreender essas razões.

Não é necessário inventar histórias mirabolantes para justificar a sua decisão. Explique, de forma sucinta e profissional, as suas motivações para pedir demissão, seja por motivos pessoais, de remuneração ou inadequação às funções propostas.

Esse tipo de feedback pode ser, inclusive, positivo para a empresa mudar a descrição da vaga ou selecionar profissionais mais interessados naquela função.

3. Peça demissão com antecedência

Você desempenha várias atividades na sua empresa e é natural que a sua ausência seja sentida no dia a dia de trabalho. Por isso, sempre que possível, é importante dar um tempo para que a empresa possa encontrar alguém para substituí-lo.

A legislação trabalhista já prevê a possibilidade de aviso prévio de 30 dias com essa finalidade. Se você tiver a possibilidade de escolher, converse com o seu gestor e com o RH e cumpra o aviso prévio.

Nas situações em que já apareceu uma proposta de emprego e a nova empresa pede início imediato, tente negociar e conseguir alguns dias para essa transição. Isto demonstra comprometimento com o seu antigo trabalho e já ajuda a construir a sua reputação de profissional responsável diante do novo empregador.

4. Formalize o pedido de demissão

Não adianta só falar sobre a demissão com o seu gestor ou com o RH da sua empresa. Até para fins de contabilização do tempo de aviso prévio, é fundamental que você formalize o seu pedido de demissão em uma carta, que pode ser escrita de próprio punho.

O documento é um prova, tanto para o empregado como para o empregador, da data em que o pedido de demissão foi realizado, o que será considerado para os cálculos dos valores devidos pela empresa na sua rescisão.

5. Preserve a imagem do seu antigo empregador

Agora que você já pediu demissão, não vá sair por aí falando mal da sua antiga empresa para todo mundo. Este tipo de atitude é encarada de um jeito negativo pelo mercado. Afinal, se você fala assim do seu antigo emprego, nada impede que faça o mesmo com o atual em uma possível demissão futura.

Essas foram as principais dicas para se pedir demissão sem desentendimentos e sem fechar as portas para oportunidades futuras.

Gostou do artigo? Para encontrar mais informações como estas e dicas preciosas para quem está iniciando a carreira, não deixe de curtir a nossa página do Facebook!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: