Recrutamento e Seleção

Qual é a melhor forma de realizar a captação de talentos?

Nos últimos anos, a tecnologia trouxe diversas transformações para o mercado de trabalho e as empresas. Vários processos estão mudando, inclusive a forma como os profissionais buscam emprego. Com a procura de vagas cada vez mais concentrada nos meios digitais, a área de Recursos Humanos precisa se adaptar para otimizar sua captação de talentos. 

Apesar de exigirem adaptações, os impactos tecnológicos no recrutamento e na seleção podem trazer muitas vantagens. No post de hoje apresentaremos alguns dos principais recursos para utilizar nesse cenário: os softwares e as plataformas especializados no assunto.

Vamos contar como eles ajudam a encontrar os melhores talentos e explicar por que esse investimento vale a pena. Continue a leitura para saber mais!

Como os softwares e as plataformas otimizam a captação de talentos?

Já existem softwares para facilitar diferentes atividades do RH. É possível fazer a análise e o registro de dados virtualmente, por exemplo, o que auxilia nas avaliações e nos processos internos, garantindo uma maior segurança das informações. Também há a possibilidade de usar realidade aumentada nos seus treinamentos, e muito mais.

Quando o assunto é a captação de talentos, um dos principais destaques no mercado são as plataformas de anúncio de vagas e triagem. Seus recursos permitem agilizar o processo seletivo, economizar tempo dos recrutadores e encontrar os melhores currículos, entre outros benefícios.

A Contratanet, inclusive, aparece nessa categoria como uma ótima alternativa: conectamos empresas, instituições e parceiros com milhares de candidatos, facilitamos o encontro do seu anúncio e permitimos a divulgação gratuita da sua vaga!

Quais são as principais vantagens dessas ferramentas?

Se você quer trazer mais candidatos qualificados para seus processos, com perfis e objetivos compatíveis aos da sua empresa, uma plataforma ou software fará toda a diferença. Veja mais algumas vantagens desse tipo de ferramenta.

Automatização dos processos

As plataformas e softwares já são capazes de participar de diferentes fases dos processos seletivos. É possível automatizar a sua triagem de currículos, por exemplo, o que economiza tempo e ajuda a ter mais assertividade. Você também pode utilizar essas ferramentas para analisar indicadores, organizar seu cronograma, e muito mais. 

Maior poder de alcance

A tecnologia torna suas vagas visíveis e acessíveis para uma quantidade muito maior de pessoas. Além de permitir que elas sejam encontradas nos sites e plataformas, possibilita realizar entrevistas por vídeo e entrar em contato com profissionais de outras cidades e estados.

Melhor gerenciamento das vagas

Por meio desses recursos você passa a acompanhar suas vagas com maior facilidade. É possível ver o número de inscrições a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, por exemplo, além de editá-las e removê-las em poucos minutos.

Aumento das chances de encontrar o candidato certo 

Com os filtros da triagem de currículos e a análise de dados, fica mais fácil identificar os profissionais que combinam com cada cargo. São combinados os objetivos, as competências e o perfil de cada um, com informações que auxiliam e complementam as avaliações dos seus recrutadores. Dessa forma, as chances de encontrar os profissionais certos para a sua empresa são ampliadas.

Agora você já conhece um dos caminhos mais inovadores e atuais para fazer a captação de talentos. Não deixe de escolher recursos e plataformas especializadas, com capacidade de auxiliar seu RH de forma qualificada e eficiente.

O que achou dessa possibilidade para captar talentos? Para mais informações, não deixe de entrar em contato

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: