Empresas RH

Qual é a melhor maneira de dar um feedback negativo para candidatos?

Em geral, realizar um processo seletivo é algo positivo para a empresa, pois permite a captação dos melhores talentos para integrar suas equipes. No entanto, existem ainda aqueles profissionais não selecionados que esperam e precisam receber um feedback.

feedback negativo gerado de forma incorreta pode prejudicar a imagem da empresa. Apesar de ser muito importante informar que o candidato não foi selecionado, existem formas corretas de fazer isso.

Por essa razão, separamos algumas dicas para que você saiba qual é a melhor maneira de dar um feedback negativo para candidatos. Confira!

1. Não demore para entrar em contato

O ideal é que, assim que o processo for finalizado, você entre em contato com os candidatos que não foram selecionados. O tempo de espera para obter um feedback pode se tornar insatisfatório e até mesmo manchar a imagem da empresa com aquele candidato.

Em geral, não se esqueça que as mesmas pessoas que participaram de um processo seletivo e não atenderam ao esperado pela empresa, podem responder melhor a outras vagas. Por isso, não menospreze e nem ignore o profissional, afinal, é provável que ele fique ansioso aguardando uma resposta.

Ainda que o perfil de um candidato não esteja de acordo com as políticas da empresa, é uma questão de respeito e educação informá-lo quando o processo for finalizado.

2. Fique à disposição

Principalmente se o meio pelo qual você escolheu dar um feedback negativo para candidatos for por e-mail, fique à disposição para esclarecimento de dúvidas pelo telefone ou pessoalmente. É importante que esse momento não seja mecânico ou indiferente.

Permita que o candidato sinta-se seguro com a empresa, inclusive no momento de esclarecer as razões pelas quais não foi escolhido.

Se uma conversa acontecer, certifique-se de reafirmar o conteúdo enviado pelo e-mail. Não mude ou altere informações de tal forma que elas possam deixar o candidato em dúvida.

3. Torne o feedback construtivo

É interessante citar ou iniciar a mensagem com um elogio ou breve menção das potencialidades do candidato. Sem muitos rodeios, pontue as características que destacam aquele profissional.

É importante nunca usar e-mails prontos ou genéricos demais. Valorize os esforços de quem demonstrou interesse em dedicar suas horas para a empresa.

Sem se estender, mencione a não-aprovação do candidato e as razões que a motivaram. Se for o caso, diga que o currículo daquele candidato será mantido na base de dados da empresa caso haja alguma vaga mais adequada ao seu perfil.

4. Seja sincero

Apesar de ser um momento delicado e de ser importante não desmotivar o candidato, é preciso ser muito sincero no que diz respeito aos elogios e críticas. Mas, tome muito cuidado e lembre-se sempre de falar pela empresa, evitando quaisquer afirmações que possam causar desconforto ou constrangimento.

Além disso, não tente omitir ou mascarar informações para amenizar o impacto. Seja franco e relacione suas justificativas às informações elencadas no anúncio da vaga.

Preparado para dar um feedback negativo para candidatos? Ficou curioso para aprender muito mais sobre práticas que tornarão você um gerente melhor e mais assertivo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos direto no seu e-mail.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: