Empresas Recrutamento e Seleção

Qual a importância da cultura organizacional na captação de novos talentos?

Assim como as pessoas, toda empresa possui uma cultura, que pode ser entendida pelos hábitos, costumes, valores e objetivos que se evidenciam no cotidiano da organização através dos funcionários. Não são somente os modos como sua equipe trabalha e interage uns com os outros que define a cultura organizacional, mas também os comportamentos que eles apresentam diante das tarefas diárias.

Nesse sentido, contratar pessoas que se encaixem na cultura da organização é fundamental para uma contratação de sucesso, que garantirá a performance desejada pela empresa.

Quando se trata de contratações equivocadas, a maioria dos recrutadores comete o mesmo erro: se concentram mais na capacitação técnica do candidato do que na sua capacidade de adaptação à cultura organizacional da empresa.

Para recrutar um candidato compatível com a cultura organizacional da sua empresa, fique atento a estas dicas que preparamos para você:

Defina o perfil organizacional da sua empresa

Se você acredita que sua organização não tem valores, reflita novamente: até mesmo as pequenas equipes têm certos costumes que os futuros membros terão de se adaptar.

Não importa as habilidades dos novos contratados se eles desejarem viver pelas próprias regras. Sem hierarquia, provavelmente não aceitarão a cultura da empresa e não irão prosseguir no trabalho.

Faça o teste de personalidade da empresa

Faça uma avaliação do ambiente e do perfil das pessoas que já trabalham (ou trabalharam) para você usando suas próprias percepções. Assim, terá condições de descobrir em qual é o perfil da sua empresa e quais tipos de candidatos poderão se desenvolver nela. Quando chegar o momento de contratar, peça aos candidatosque realizem um teste pessoal, o que lhe dará uma maior noção sobre como eles podem se encaixar na empresa, ou não.

Equilibre afinidade e competência na hora da contratação

Passamos a maior parte do dia no trabalho, por  isso, é sempre mais interessante se as pessoas  que convivemos forem nossas amigas. Dessa maneira, quando fizer entrevistas,  procure por pessoas que você gostaria de conhecer e com quem deseja passar muito tempo, mesmo fora do trabalho, ou seja, pessoas com as quais você possa estabelecer vínculos de confiança e amizade.

Seja verdadeiro com os candidatos

Seja sincero e informe fatos que são peculiares à sua organização, como por exemplo, o uso restrito do telefone pessoal para receber e fazer ligações no horário de trabalho, vestimenta e comportamentos esperados pela empresa. Dessa forma, você irá economizar seu tempo e o do candidato, além de dinheiro e energia ao contratar as pessoas certas.

Ao saber das condições, o candidato poderá visualizar o cotidiano dele na organização. Caso ele se sinta à vontade com a rotina da empresa, as chances dele estar motivado a fazer parte do time são muito maiores.

A contratação do candidato alinhado com a cultura organizacional é uma postura estratégica, pois diminui gastos com novos processos de recrutamento e seleção, gastos com rescisão e tempo para o treinamento de novos funcionários.

Este post sobre a importância da cultura organizacional na captação de novos talentos foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam interagir com o tema!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: