Candidatos Carreira

Qual o papel do estagiário? Entenda por que nem sempre a culpa é dele

Culpar o estagiário por algo que deu errado acontece frequentemente nas empresas, no entanto, embora a inexperiência possa levar a alguns erros, nem sempre a culpa é, de fato, dele.

Algumas atitudes das empresas podem fazer com que esses erros ocorram muito mais do que deveriam. Às vezes eles podem até ter sido causados por outra pessoa que não compreende bem o papel do estagiário na empresa. Continue a leitura e entenda melhor o assunto!

O papel do estagiário

Antes da lei do estágio o problema recorrente de alguns estagiários era com relação às funções que lhes eram atribuídas. No entanto, atualmente a lei diz que elas devem estar de acordo com o curso do estagiário. Além disso, a carga horária não pode interferir nos seus estudos. É importante que você conheça todos os seus direitos para assegurar que aproveitará ao máximo seu estágio, sem que isso lhe prejudique.

Com o tempo, a maior parte das empresas passou a reconhecer o estagiário pelo que ele realmente é: um aprendiz. Isso significa que é necessário ter sempre um orientador para indicar quais tarefas ele deverá realizar e checar se elas estão sendo feitas adequadamente.

Também é preciso levar em consideração que esse pode ser o primeiro estágio dele dentro dessa área e por isso ainda não sabe bem como agir em algumas situações. Ainda assim, o trabalho de estagiários pode contribuir muito para as empresas, pois o funcionário estará bastante interessado em crescer profissionalmente.

Profissionais que acabaram de entrar na área, sendo jovens ou não, costumam ter a capacidade de inovar, trazendo novos projetos e uma visão de mundo mais atual e enérgica. Resta a empresa saber incentivar e aproveitar a capacidade transformadora e criativa que eles têm disponível.

Errando é que se aprende

Um dos maiores medos dos estagiários é errar. Acontece que o erro na verdade indica uma tentativa de fazer algo e, por mais que ela não tenha sido bem-sucedida, permanece sendo válida para o aprendizado. Até porque, quem trabalha como estagiário deve entender que o feedback é necessário para saber quando não está fazendo algo certo e tentar novamente de outra forma.

O profissional também precisa analisar se a empresa em que ele está valoriza o esforço que ele faz, caso contrário, talvez seja preciso pensar em mudanças. Afinal, o estágio é um período importante para aprender na prática o que nem sempre pode ser aprendido na faculdade.

Encontrando o verdadeiro erro

Nem sempre a culpa do erro é do estagiário. Ele pode ter feito algo que não deu certo, mas, às vezes, isso foi indiretamente causado por uma instrução errada, falta de supervisão e orientação e até escassez de ferramentas para a execução da tarefa. Portanto, antes de aceitar a culpa, o estagiário pode expor o seu ponto de vista e sugerir uma análise de caso, até mesmo para evitar que esse erro se repita no futuro.

Por outro lado, o estagiário deve saber quando assumir seus erros, além de tentar evitá-los e mostrar-se proativo, demonstrar interesse e comprometimento, valorizando a oportunidade que a empresa lhe deu.

Compatibilidade com a vaga

Por mais que algumas dificuldades sejam comuns a todos os jovens em início de carreira, também pode acontecer de o seu papel de estagiário não ser bem realizado por falta de compatibilidade, o que tem como consequência uma experiência que não acrescenta nada para você, nem para o local que o contratou. Nesse caso, a culpa não é sua e nem da empresa, é preciso ter um entendimento de que essa oportunidade não é interessante no momento.

Agora que você sabe o papel do estagiário, e que nem tudo é culpa dele, que tal dividir essa informação com seus amigos? Compartilhe o texto em suas redes sociais!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: