Carreira

Qual pós-graduação fazer? 4 dicas para escolher o curso certo!

qual-pos-graduacao-fazer-4-dicas-para-escolher-o-curso-certo

Ao sair da faculdade, pode surgir a dúvida sobre qual o próximo passo na sua carreira. A pós-graduação pode ser a melhor solução para você. Afinal, além de agregar valor ao seu currículo, esse tipo de formação permite que você aprofunde os seus conhecimentos na sua área de atuação e aprenda técnicas e metodologias voltadas para o mercado de trabalho.

Isso significa que a pós-graduação complementa a sua formação acadêmica e potencializa toda a bagagem de conhecimento que você adquiriu durante a graduação. Mas, você sabe como escolher o melhor curso para você? Entende o que deve ser considerado nesse momento?

Leia este post e descubra 4 dicas para definir qual pós-graduação fazer!

1. Entenda os tipos de pós-graduação existentes

Existem, basicamente, dois tipos de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. A primeira se refere a especializações e MBAs, já a segunda, aos cursos de mestrado e doutorado.

Cada uma tem um objetivo específico, sendo que a lato sensu é mais voltada para a atuação profissional no mercado de trabalho e a stricto sensu, para a pesquisa e a atuação dentro na vida acadêmica.

Portanto, antes de definir qual pós-graduação fazer, é preciso que você entenda muito bem cada uma delas e conecte aos seus objetivos profissionais para escolher o melhor curso.

2. Defina seus objetivos

Se questione sobre quais são os seus principais objetivos profissionais. Isso é importante para que a pós-graduação escolhida esteja totalmente alinhada a eles.

Portanto, se você é formado em administração e quer trabalhar com marketing, talvez seja melhor buscar cursos nessa área. Porém, caso tenha como principal objetivo ocupar um cargo de alta gestão em uma empresa, o MBA pode ser a melhor opção para você.

3. Busque por cursos de qualidade

Faça uma pesquisa sobre a qualidade dos cursos oferecidos e qual a modalidade ideal para você. Isso porque a pós-graduação representa um grande investimento na sua carreira. Dessa forma, é importante descobrir quais são os cursos que mais agregam valor à sua formação para escolher com cuidado e clareza.

4. Lembre-se da regra da complementaridade

Existe uma regra muito eficaz na hora de definir qual curso de pós-graduação fazer. Ela se chama regra da complementaridade. Nela, a formação generalista e especialista devem se complementar.

Portanto, se você teve uma formação generalista na faculdade de administração, por exemplo, pode ser importante investir em uma pós-graduação mais focada em determinada área, que gere um título de especialista.

Entretanto, se quer atuar em uma área na qual não tem a formação generalista, como o mercado financeiro, pode ser melhor buscar uma pós-graduação desse tipo para complementar o seu currículo.

Definir qual pós-graduação fazer pode ser uma tarefa desafiadora — afinal, é um grande e importante investimento no seu futuro. Porém, com clareza de propósito e dos seus objetivos e atenção às dicas deste artigo, você está pronto para investir em uma formação perfeita para a sua carreira!

Gostou do post? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as novidades! Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!
Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: