Candidatos Carreira

Quando devo buscar o primeiro emprego?

O primeiro emprego é um momento muito importante para o jovem, momento este que pode ser determinante para o seu futuro. Depois de muita teoria existe o grande desejo e expectativa de colocar em prática os conhecimentos.

Em virtude do momento atual do país, a maioria dos jovens precisam trabalhar para realizar o curso ou, no mínimo, ajudar em parte das despesas educacionais. Em virtude disso, muitos procuram emprego ou estágio já no início dos estudos. Será esse o melhor momento?

Neste artigo responderemos a esta pergunta e também daremos algumas dicas para você conseguir o primeiro emprego. Confira!

O melhor momento

Buscar o primeiro emprego já nos primeiros períodos da faculdade é uma estratégia adotada por muitos jovens, principalmente em virtude da necessidade. Apesar de não ser o melhor momento, pois os primeiros períodos servem para se ambientar e ter certeza da carreira a seguir e focar no conhecimento teórico, esta pode ser uma grande oportunidade.

Os empregadores desejam contratar pessoas com um mínimo de experiência, portanto é importante que na metade do curso o estudante busque o emprego ou, em muitos casos, um estágio, conciliando com os estudos. Esse período é estratégico, pois geralmente as cadeiras que exigem muito são concentradas nos 2 primeiros anos, tornando essa missão mais fácil de ser cumprida.

Algumas dicas para conseguir o primeiro emprego

Qualifique-se

É importante ter em mente que, além de você, muitos jovens estão em busca do primeiro emprego. Você precisa ser um ponto fora da curva, ser o diferencial e para isso é necessário se qualificar.

O Governo Federal, Estados e Municípios por diversas vezes oferecem cursos gratuitos ou bolsas de estudo. Além disso, diversas instituições oferecem cursos a distância gratuitamente nas mais diversas áreas do conhecimento.

Desenvolva um bom currículo

Recrutadores se deparam com centenas de currículos diariamente. Logo, se seu currículo estiver com uma má apresentação e sem foco ele será prontamente descartado.

A dica é ser direto e simples em seu layout: insira nome, formação acadêmica, experiência profissional com trabalhos fixos, contratos temporários e freelancers. Inserir atividades extracurriculares como trabalhos voluntários, habilidades e competências pessoais pode ser um diferencial, se colocado da forma correta.

Amplie o networking

Ter um bom networking, ou seja, uma boa rede de relacionamentos é essencial. É fundamental, principalmente para estudantes, participar de congressos, seminários e eventos na sua área para conhecer novas pessoas e ampliar a rede de contatos. Quem sabe num desses eventos você possa encontrar o seu futuro empregador?

Quanto mais pessoas conhecerem suas habilidades e competências, maiores serão as chances de conseguir o primeiro emprego.

Participe de empresa júnior

A empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos — formada e gerida por alunos de curso superior — que tem por objetivo fomentar a prática entre os alunos e aproximá-los do mercado de trabalho.

Os alunos tornam-se prestadores de serviços de empresas, que oferecem valores abaixo do preço de mercado. Além de ganhar experiência, podem ser observados e contratados caso se destaquem.

Conseguir o primeiro emprego representa um divisor de águas na carreira de qualquer profissional. Portanto, encare essa etapa como uma fase de desafios na sua vida e, principalmente, um período de aprendizado. Siga estas dicas, consiga o emprego que tanto deseja e se torne um profissional de sucesso.

E aí, acha que já está na hora de buscar pelo primeiro emprego? Então aproveite essa oportunidade e busque a vaga ideal para você no portal Contratanet! Cadastre seu currículo gratuitamente e concorra às melhores vagas.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: