Empresas Recrutamento e Seleção

QUATI: conheça o Questionário de Avaliação Tipológica

A contratação de um funcionário não é tarefa simples. A atividade demanda um bom conhecimento do profissional de recursos humanos, que deve estar munido das ferramentas mais apropriadas de recrutamento e seleção de pessoas.

Os testes psicológicos são um desses instrumentos. Eles são uma etapa importante na contratação de funcionários, pois permitem conhecer a personalidade do indivíduo e, logo, saber se seu perfil é adequado ou não para a função a preencher.

Hoje, vamos apresentar o Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI), um dos testes mais utilizados por empresas que querem fazer uma contratação assertiva. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele!

O que é o Questionário de Avaliação Tipológica?

O Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) é um teste que permite entender as inclinações comportamentais do indivíduo. Ele auxilia o profissional de gestão de pessoas a identificar a personalidade do avaliado e, assim, entender qual seu grau de desempenho em determinada tarefa.

O teste foi desenvolvido na Universidade de São Paulo por José Jorge de Morais Zacharias, levando em consideração as especificidades da realidade brasileira. Por essa proximidade com a cultura do país, é um dos mais utilizados pelos profissionais brasileiros.

É importante destacar que o QUATI é um teste psicológico e, como todos da modalidade, só pode ser aplicado por profissionais formados em Psicologia.

Como funciona?

O teste é composto por seis situações hipotéticas, cada uma delas contendo 15 pares de afirmações. O candidato deve optar por aquelas que acredita se aproximar do seu comportamento real.

Dessa forma, é formado um perfil da personalidade do indivíduo, categorizando-o de acordo com os tipos psicológicos propostos por Jung, o pai da psicologia analítica.

O teste contém um manual com uma tabela que relaciona os resultados obtidos, os tipos psicológicos e as profissões que mais se adequam a cada um dos tipos, amparando o profissional de recursos humanos na tomada de decisão.

Quais são os tipos psicológicos identificáveis?

O Questionário de Avaliação Tipológica se fundamenta nos chamados tipos psicológicos de um dos maiores nomes da Psicologia, Carl Jung. Os tipos estão divididos quanto à atitude (introvertido e extrovertido), às funções de percepção (intuição e sensação) e às funções de julgamento (pensamento e sentimento).

É possível que o perfil do indivíduo seja de introversão, tendo como as principais funções o sentimento e a intuição. Isso pode indicar, dentre outras coisas, o perfil de alguém que fica facilmente entediado com a rotina, mas que gosta de novos desafios.

Caberá ao profissional de gestão de pessoas realizar uma análise desse perfil, o que dará um quadro mais completo sobre o comportamento de cada candidato.

Como o QUATI ajuda na gestão de pessoas?

O QUATI é simples e de fácil análise e aplicação. Sua utilidade vai além da seleção de pessoal, já que a área de recursos humanos pode usá-lo na avaliação do potencial do funcionário, na orientação vocacional e no treinamento de colaboradores.

Investir em ferramentas como o QUATI é importante para que escolhas erradas não sejam feitas em um momento tão importante quanto a seleção dos profissionais que vão atuar em uma empresa. O gestor de recursos humanos deve dominar essas e outras ferramentas se deseja ter mais sucesso na hora da contratação.

Viu como o processo de recrutamento pode ser mais simples? Se quer saber mais sobre os testes psicológicos, leia também nosso artigo sobre as ferramentas mais populares!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: