Candidatos Carreira

Quer mudar de carreira? Veja essas 5 dicas!

mudar de carreira

Muitas vezes estamos insatisfeitos com o trabalho que realizamos e a solução não está apenas na busca de um novo emprego, mas em fazer algo que realmente nos traga satisfação. No entanto, mudar de carreira e começar tudo de novo nem sempre é uma tarefa fácil e exige muita dedicação e planejamento. É preciso se programar com antecedência e ter em mente que o caminho a ser percorrido é longo, mas que ao final valerá a pena.

Tudo que envolve mudança sempre gera um pouco de medo e receio. No entanto é preciso ter coragem, encarar os desafios e seguir em frente. O que não vale é passar o resto da vida infeliz ou imaginando como teria sido se tivesse apostado em outro caminho para trilhar. Portanto, confira algumas dicas e mãos a obra!

1 – Tenha um objetivo bem definido

Já que a decisão mais importante foi tomada, agora é o momento de pensar exatamente o que deseja fazer. É importante ter um objetivo bem definido para que possa traçar os próximos passos da sua carreira e conhecer a fundo a área de interesse.

Nesta etapa vale buscar informações em todas as fontes possíveis, além de conversar com pessoas que já atuem na função para saber um pouco mais sobre o dia a dia e principais desafios e dificuldades da profissão.

2 – Busque cursos e especializações na nova área

Tendo um objetivo claro é chegada a hora de investir em aprendizado e qualificação. Em alguns casos, apenas cursos, workshops e eventos já são suficientes para iniciar no cargo desejado. No entanto, em outras funções será necessário apostas em um curso técnico, graduação ou pós-graduação.

Tudo dependerá das necessidades da profissão e do que é exigido pelo mercado. Mas, de qualquer forma, quanto mais conhecimento tiver, melhor e mais seguro e preparado irá se sentir.

3 – Planeje-se financeiramente

Recomeçar normalmente exige que o profissional retorne a cargos iniciais, como estágio ou funções mais “júnior”. Desta forma, é comum que no primeiro momento o salário seja inferior ao que se costumava ganhar na área em que já possuía experiência.

Por isso procure se planejar e guarde todo o dinheiro que for possível para sustentar essa diferença pelo menos nos primeiros meses.

4 – Fique atento às oportunidades do mercado

Comece e acompanhar o mercado, em sites gratuitos de emprego, por exemplo, e assim que se sentir pronto, candidate-se às vagas de interesse. Avalie todos os detalhes, como descrição do cargo, exigências mínimas, entre outras informações.

Quanto mais compatível a oportunidade for com o seu perfil, maiores as chances de conseguir ao menos uma entrevista.

5 – Ative sua rede de relacionamento

Fale sobre essa decisão de mudar de área para seus colegas, antigos professores e outras pessoas com quem se relaciona.

Ativar seu networking também pode ser uma excelente forma de ingressar no mercado de trabalho e de trocar mais informações e experiências.

Agora que você já sabe as principais dicas para fazer uma transição de carreira mais tranquila, que tal já buscar pelo emprego ideal? Cadastre seu currículo gratuitamente no portal Contratanet e concorra às melhores vagas.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: