Empresas Recrutamento e Seleção

Recrutamento de pessoal: como preparar uma boa entrevista de emprego?

Geralmente, é comum encontrarmos conteúdo com dicas sobre como os candidatos devem se comportar em uma entrevista de emprego. Porém, há o outro lado: o recrutador também deve estar muito preparado para esse importante momento e para que consiga indicar o profissional certo para a vaga que está em aberto.

Se você trabalha com recrutamento de pessoal, confira a seguir como preparar uma boa entrevista de emprego para conseguir encontrar o profissional que a empresa precisa.

Estude bem a vaga e suas necessidades

Se você vai entrevistar candidatos para uma vaga específica, o melhor a fazer é entender bem quais são as necessidades e os requisitos para preencher essa posição.

É importante não limitar-se a apenas a descrição do cargo e por isso procure conversar com quem será o gestor direto desse profissional, entenda o que é a função e que tipo de funcionário espera encontrar.

Com isso, você terá mais bases para uma conversa mais coerente, embasada e conseguirá responder melhor a possíveis questionamentos.

Elabore as perguntas com cuidado

Para uma boa entrevista de emprego é importante que o candidato e que quem trabalha com recrutamento de pessoal estejam à vontade para que a conversa seja mais fluida.

Para isso, é importante fazer perguntas bem contextualizadas e que possam ser facilmente compreendidas. Questões cuja a resposta é sim ou não podem gerar um clima desagradável, como estivesse faltando dizer algo mais.

Antes da entrevista, dedique um tempo para elaborar as perguntas, leia em voz alta e se desejar faça anotações para não esquecer. Porém, quando estiver com o candidato não fique apenas lendo, pois não é um questionário e, sim, uma conversa.

Neutralidade é fundamental

Manter-se neutro é importante para não gerar má impressão ou mesmo falsa expectativa no candidato. Procure não fazer comentários pessoais, falar que gostou do entrevistado ou que ele é a pessoa certa para a vaga, quando, na verdade, o aval para a contratação será do gestor da área.

Seja educado, gentil e busque a empatia, mas sem mostrar partido ou preferências pessoais. Com isso, o candidato se sentirá mais tranquilo e perceberá o profissionalismo da empresa.

Use seu poder de observação

Você também vai precisar usar a sua capacidade de observar atitudes ou a falta delas. Esteja preparado para avaliar o modo de falar e se expressar do candidato e como foi a postura dele com as outras pessoas.

Demonstra ser uma pessoa confiante? Quando comenta algum trabalho usa mais o “eu” ou o “nós”? Gosta de se elogiar demais? Ou mesmo se deprecia em algum momento?

Essas são algumas perguntas cujas respostas dão uma ideia realística sobre o perfil do entrevistado. Conseguir observar e procurar entender esse perfil é necessário para saber se o funcionário estará alinhado com a cultura e perfil da empresa.

Esteja aberto a ouvir

Por mais que você tenha se preparado para elaborar as melhores perguntas é necessário também estar aberto a ouvir o que o candidato tem a dizer. Esteja preparado para perguntas mais simples e outras bem mais elaboradas e até mesmo para perfis bem diferentes – algumas pessoas preferem falar pouco, enquanto outras necessitam de intervenção para serem interrompidas.

Ouvir o que o candidato tem a dizer inclusive poderá permitir que você identifique características sobre o perfil que não foram percebidas por meio do comportamento. Além disso, é uma forma de testar a comunicação desse candidato.

Você também precisa se preparar se quiser realizar um recrutamento de pessoal altamente eficiente e adequado aos objetivos da empresa. Por isso, nada de deixar para trás tarefas como conhecer bem a vaga, organizar as perguntas e preparar-se para agir com neutralidade e observação, certo?

Manter-se atualizado é fundamental para quem trabalha com recrutamento de pessoal. Por isso, para saber todas as informações e dicas da área de RH assine a nossa newsletter e não perca nada.

 

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: