RH

ROI em RH: como medir o retorno financeiro do setor?

roi-como-medir-o-retorno-financeiro-do-rh

Você quer modernizar o setor de RH da empresa e mostrar os resultados da área para os líderes de forma objetiva? Existem algumas estratégias que permitem a realização dessa tarefa com excelência. Uma delas é o ROI.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre ROI em RH e quais são os seus principais desafios e benefícios. Acompanhe o texto!

O que é ROI em RH

ROI é uma sigla em inglês para Retorno Sobre Investimento. Ele é representado por uma fórmula que permite calcular os resultados de uma área ou uma ação específica realizada pelo setor — como recrutamento e seleção ou treinamento dos colaboradores — com base no investimento financeiro realizado.

O uso do ROI no setor de RH mostra para a empresa o quanto os investimentos realizados na área geraram retorno para a organização. Porém, apesar dos benefícios dessa ação, o cálculo do ROI em RH ainda enfrenta alguns desafios que devem ser superados.

Desafios de calcular o ROI em RH

O setor de RH de uma empresa é uma área subjetiva, sendo muito difícil mensurar os resultados de maneira objetiva, não é mesmo? Não! Apesar de ser uma visão do RH de 20 ou 30 anos atrás, ela ainda se perpetua dentro de muitas empresas, sendo esse um dos principais desafios do cálculo do ROI.

Outro desafio que você pode enfrentar na implementação dessa metodologia é falta de colaboradores capacitados para aplicação da fórmula. O RH da sua empresa pode envolver muita burocracia e tarefas operacionais que tomam tempo dos funcionários, o que limita a disponibilidade de sua equipe para investir em tarefas mais estratégicas.

Por fim, seus colaboradores podem não ter conhecimento em relação ao conceito de ROI e ter dificuldades na hora de calcular e interpretar os resultados.

A conscientização da equipe de gestores da empresa sobre o papel estratégico do setor de RH, a automação de processos operacionais e a capacitação dos seus colaboradores podem ser boas estratégias para enfrentar esse desafio.

Com isso, você é capaz de criar uma área focada em ROI e aproveitar todos os benefícios que essa ação vai proporcionar para a empresa como um todo.

Como calcular o ROI em RH

A fórmula de cálculo do ROI é simples. Para calculá-lo, você deve subtrair o custo do investimento pelo lucro do investimento e dividir esse valor pelo custo do investimento.

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Para entender melhor, imagine que você quer saber o ROI de um processo de treinamento desenvolvido pela área de RH. O custo do treinamento foi de R$ 3.000,00 e, após a capacitação dos colaboradores, você observou que o lucro da empresa aumentou em R$ 15.000,00. O ROI, nesse caso, seria de:

ROI = (15.000 – 3.000) / 3.000 = 4

Isso significa que o retorno sobre o investimento realizado foi de 400% em relação ao montante que foi investido.

Benefícios do ROI em RH

Ter um RH focado em ROI gera diversos benefícios para a sua empresa. Entenda agora os principais deles!

Aumenta o reconhecimento da área de RH

Com o cálculo do ROI, é possível mostrar para a empresa, de forma numérica e quantificável, o impacto do setor nos lucros da organização. Dessa forma, o RH ganha visibilidade e passa a ser mais valorizado pelos gestores.

Aproxima o RH das finanças

Os colaboradores da empresa representam grande parte das despesas da organização. Ao aproximar o RH do departamento financeiro, você contribui para o melhor entendimento do fluxo de caixa da empresa.

Cria um posicionamento mais estratégico do RH

Ao mensurar o ROI em RH você ganha entendimento sobre quais as atividades que geram mais retorno e quais são aquelas que não estão trazendo benefícios para a empresa. Isso gera insumos para a tomada de decisão sobre ações do setor e posiciona o RH de forma mais estratégica na empresa.

Agora que você sabe tudo sobre o ROI em RH, o que está esperando para aplicar essa ferramenta? Com ela, você consegue mensurar os resultados da área com eficiência e atuar como parceiro estratégico do negócio!

Aproveite para fazer um comentário abaixo e, com isso, tirar as suas dúvidas ou dar sugestões para outros gestores!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: