Candidatos Carreira Contratanet

Saiba como conciliar estudos e desenvolvimento da carreira

Conciliar os estudos com o desenvolvimento da carreira é desafiador. A rotina pode ser estressante e confusa e você pode ter a sensação de que não vai dar conta de realizar todas as atividades, causando estresse e ansiedade.

Material de estudo acumulado, poucas horas de sono, baixo rendimento no trabalho, dificuldade em estudar para as provas… Se essa é a sua realidade, leia este artigo! Com as nossas dicas, você vai perceber que, com foco e determinação, você consegue encontrar um equilíbrio.

As maiores dificuldades de conciliar estudos e desenvolvimento da carreira

Existem diversos motivos para que você invista nos seus estudos. Por outro lado, a experiência profissional é tão valorizada quanto o conhecimento teórico, exigindo que muitos jovens — assim como você — tenham que conciliar o estudo com o trabalho em uma mesma época da vida.

Isso traz diversos desafios para a sua rotina e organização pessoal. A demanda de estudos vai além da sala de aula, o trabalho exige investimento de energia, e a combinação desses dois elementos pode gerar acúmulo de tarefas e prejudicar a qualidade de ambas as atividades.

Portanto, aprender a organizar a sua rotina para cumprir com as obrigações da carreira e dos estudos é essencial. Para isso, leia as nossas dicas e coloque-as em prática agora mesmo!

Dicas para conciliar estudos e desenvolvimento da carreira

Faça um planejamento de estudos e de carreira

Para organizar a sua rotina com eficiência, é importante investir em você mesmo, com um planejamento de longo prazo. Comece fazendo um planejamento de carreira. Pergunte-se onde você quer chegar e quais os passos que você precisa dar no seu trabalho para atingir esses objetivos. Crie metas possíveis e realistas e estabeleça prazos para cumpri-las.

Também planeje sua vida acadêmica. Liste as matérias ou horas de estudo que faltam para que você atinja os seus objetivos educacionais. A partir daí, divida esses elementos nos próximos anos, estabelecendo um prazo máximo para o seu objetivo final — que pode ser sua formatura, por exemplo.

Organize a sua agenda

Agora que você já sabe onde quer chegar a longo prazo, você precisa organizar a sua rotina diária. Tenha uma agenda, que pode ser virtual ou física. Organize os seus dias distribuindo tarefas que possuem horários fixos primeiro, como é o caso de aulas ou a sua jornada de trabalho. Depois, distribua seus horários de estudo e outras atividades extracurriculares que possuem horário flexível.

Mas lembre-se: não preencha todo o seu dia com atividades. É importante deixar alguns momentos livres para o caso de imprevistos ou atrasos. Caso eles continuem livres, aproveite esse tempo para estudar ou realizar alguma atividade de lazer que você não previu inicialmente.

Utilize métodos de gestão do tempo e tecnologia

Existem vários aplicativos que podem te ajudar a organizar a sua rotina. Você pode usar agendas virtuais, aplicativos de gerenciamento de tarefas e até softwares que te ajudam a eliminar as distrações enquanto está trabalhando ou estudando.

Porém, utilizar muitos aplicativos podem ter efeito contrário, funcionando como uma distração. Portanto, foque naqueles que realmente te ajudem a organizar a sua rotina.

Além disso, existem metodologias de gestão de tempo que te auxiliam a organizar a sua vida e otimizar o seu dia. Entre elas, estão o Pomodoro, metodologia GTD, matriz GUT, entre outros. Descubra qual é o melhor para você e coloque em prática hoje mesmo.

Não se esqueça de cuidar de si mesmo

Não adianta nada focar nos estudos e esquecer completamente de se alimentar bem, fazer exercícios físicos ou passar um tempo com sua família e amigos. Por mais que a sua rotina seja corrida, separe um tempo para atividades de lazer e relaxamento.

Você vai perceber que cuidar de si mesmo, além de melhorar a sua qualidade de vida, te deixa mais disposto e produtivo. Com isso, o tempo investido no trabalho e estudo é otimizado e rende mais!

Conciliar estudos e desenvolvimento da carreira é possível! Com disciplina, foco e resiliência, você consegue atingir os seus objetivos sem perder em qualidade de vida. E, para encontrar a sua próxima oportunidade de emprego, coerente com os seus valores e objetivos de carreira, cadastre seu currículo gratuitamente no portal de vagas Contratanet!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: