Empresas

Saiba como montar um excelente código de cultura organizacional

A sua empresa possui uma cultura própria, ou seja, comportamentos e valores compartilhados pela maioria dos colaboradores. Isso acontece quer você realize ou não a gestão cultural dentro do negócio. Portanto, por que não utilizar esse elemento a seu favor?

Descubra agora o que é um código de cultura organizacional e como montar um para sua empresa. Aproveite e entenda também quais são os benefícios dessa prática!

Afinal, o que é um código de cultura organizacional?

Um código de cultura organizacional nada mais é do que um documento no qual você descreve quais são os principais valores e crenças das empresas e qual o comportamento esperado dos colaboradores. Portanto, ele é um resumo da identidade do seu negócio e dos valores que devem ser compartilhados por todos que se relacionam com ele.

Como montar um código de cultura organizacional?

Ter uma identidade clara é essencial para garantir o alinhamento da sua equipe. Quer saber como fazer isso? Então descubra quais são as nossas principais dicas para você montar um código de cultura organizacional agora mesmo para a sua empresa!

Faça entrevistas com colaboradores e gestores

Comece conversando coma sua equipe para entender a percepção de cada um sobre a cultura do negócio. Para isso, o ideal é entrevistar ou criar grupos de discussão com os colaboradores, de forma a questionar sobre quais são os valores compartilhados e comportamentos esperados de cada um deles dentro da empresa.

Além disso, é essencial levar em consideração também os objetivos organizacionais e onde eles imaginam a empresa daqui há alguns anos. Dessa forma, você pode criar um código de cultura organizacional alinhado às metas estratégicas do negócio.

Defina responsáveis pelo código de cultura organizacional

Para efetivamente criar um código de cultura organizacional é importante que você defina responsáveis por essa tarefa. Caso contrário, é possível que esse código nunca saia do papel.

Portanto, crie um comitê de cultura, responsável pelas entrevistas e análises dos dados coletados com os colaboradores. Os colaboradores mais indicados para realizar essa tarefa são os membros da equipe de RH da empresa. Afinal, eles já estão em contato com diversas variáveis que fazem parte da cultura organizacional, o que faz com que sejam os profissionais mais indicados para a construção e implementação do código. 

Divulgue os conteúdos entre todos os colaboradores

Com o código de cultura organizacional em mãos, é o momento de colocá-lo em prática. Para isso, é importante engajar todos os colaboradores no processo, para que eles efetivamente sigam as novas diretrizes estabelecidas.

Portanto, divulgue-o nos meios de comunicação interna da empresa. Você pode também criar um momento específico para apresentar o código de cultura para toda a equipe, explicando o significado e a importância de cada elemento.

Reforce seus valores sempre que possível

Por fim, para manter o código de cultura organizacional dentro da empresa, é essencial reforçá-lo sempre que possível. Para isso, aproveite momentos de integração e reuniões de equipe para repassar as diretrizes culturais da empresa e mostrar a importância de segui-las.

Quais são os benefícios de um código de cultura eficiente?

Ter uma cultura forte e clara dentro da empresa traz uma série de benefícios para o negócio como um todo. Em primeiro lugar, isso garante o alinhamento entre toda a equipe, que apresenta comportamentos e valores coerentes com o que é esperado.

Além disso, o código de cultura também deve embasar o processo de recrutamento e seleção da empresa, fazendo com que você busque por profissionais que compartilhem valores semelhantes aos da organização como um todo. Dessa forma, é possível criar um time alinhado e coerente, que une esforços para que o negócio atinja os melhores resultados!

Portanto, um código de cultura organizacional bem estabelecido pode ser o diferencial que a sua empresa precisava para garantir os melhores resultados e se destacar perante o mercado. Agora que você já sabe como fazer isso, invista na gestão da cultura dentro da empresa e aproveite todos os benefícios que podem vir dessa prática!

Quer potencializar os seus resultados? Então entre em contato com a Contratanet agora mesmo e descubra como podemos nos tornar grandes aliados desse processo dentro da sua empresa.

Suporte Contratanet
Suporte Contratanet

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: