Empresas RH

Saiba o que é presenteísmo e como evitá-lo na empresa

Diferentemente do que parece, presenteísmo não é o contrário de absenteísmo. É denominada de presenteísmo a situação em que o colaborador está presente fisicamente no local de trabalho, mas sem a concentração e dedicação necessárias para o exercício de suas atividades profissionais.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é presenteísmo, quais seus efeitos e como prevenir que isto ocorra em sua empresa. Acompanhe o texto e esclareça suas dúvidas.

O que é presenteísmo

Presenteísmo é uma forma de ausência no trabalho em que o colaborador está presente de corpo, mas seus pensamentos não estão voltados para os desafios do trabalho.

Ele pode se apresentar como uma pressa para finalizar o trabalho e ficar livre, ou seja, predomina a vontade de ir embora sem se importar com a qualidade do que é feito. A pessoa conta as horas que faltam para deixar seu posto de trabalho.

Outra forma de manifestação do presenteísmo é o “piloto automático” na condução das atividades, o trabalhador não se envolve, de fato, com o trabalho e acaba aumentando a probabilidade da ocorrência de diversos erros.

Efeitos do presenteísmo

A prática do presenteísmo traz prejuízos para a pessoa e para a empresa, pois o colaborador pode ficar o dia inteiro no ambiente de trabalho e não produzir nada, o que gera um desgaste físico e mental para o trabalhador e uma perda econômica para a empresa.

Para mudar essa situação, o desafio está em designar o trabalho para a pessoa, de forma que ele tenha importância para ela.

Um analista, por exemplo, que está realizando seu trabalho no modo piloto automático pode mudar sua relação com o emprego ao elaborar com seu gestor um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e perceber que se tiver determinado desempenho pode ser promovido a um cargo mais desafiador e que trará mais satisfação.

Como identificar o presenteísmo

Existem alguns sintomas que indicam que o presenteísmo ocorre em uma empresa. Os gestores devem ficar alertas quando perceberem que os colaboradores estão mais preocupados em ir embora do que com a realização de suas atividades e quando, mesmo sem faltas, a equipe não rende o planejado levando a uma queda de produtividade.

Trabalho acumulado, clima organizacional ruim, ausência de motivação, falta de atenção e reuniões improdutivas com dispersão e discussões redundantes também são indicativos de que o presenteísmo está ocorrendo.

Como prevenir o presenteísmo

Prevenir essa prática é indispensável para melhorar a qualidade de vida no trabalho e para evitar um outro problema: o absenteísmo. Algumas medidas, como investir em benefícios e serviços de assistência médica, jurídica e psicológica para os colaboradores são eficazes. Além disso, promover ações de treinamento, incentivo e reconhecimento podem ajudar na motivação profissional.

Investir em qualidade de vida no trabalho beneficia os colaboradores e a organização, que demonstra acreditar nesses profissionais. Aproveite as informações do artigo para observar se o presenteísmo ocorre em sua empresa e elaborar estratégias de correção e prevenção dessa situação.

Agora que você já entende melhor o que é o presenteísmo, continue em nosso blog e saiba mais sobre como fazer uma avaliação de performance na empresa!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: