Empresas Recrutamento e Seleção

Testes psicológicos em seleções: confira os mais populares!

Os testes psicológicos são grandes aliados dos profissionais de Recursos Humanos nos processos de seleção. Como complemento às entrevistas técnicas e comportamentais, esses testes ajudam a identificar as principais características do candidato e a forma como ele reage a determinados estímulos.

Isso quer dizer que, por meio dos testes psicológicos, os recrutadores conseguem identificar se o perfil daquele profissional é o ideal para a função. Saber como o candidato reage em situações de pressão, por exemplo, pode ser determinante para contratá-lo ou não para uma vaga em que ele irá passar por situações assim.

Conheça a seguir os testes mais populares e utilize-os para garantir a eficiência em suas próximas contratações. Continue lendo!

QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica)

O resultado desse teste define o foco de atenção do candidato, a maneira como ele prefere receber informações e em que ele se baseia para tomar as principais decisões. O QUATI avalia a personalidade do profissional por meio das escolhas que ele faz.

É um bom teste para avaliar perfis. Se o foco da atenção do candidato é voltado para o seu interior, o perfil será identificado nos resultados do QUATI como introvertido, isso significa que o candidato é uma pessoa que tende a se dedicar profundamente a alguma atividade, podendo seguir o caminho de especialista.

Já o perfil extrovertido mostra a capacidade de experimentar o mundo antes de entendê-lo. São as pessoas mais criativas, que dão mais resultados quando se sentem livres e quando são estimuladas a pensar.

Esse teste auxilia na definição de trabalhos em equipe, na identificação e solução de conflitos, nos treinamentos e no job rotation.

Teste Palográfico

Trata-se de um teste de personalidade, que avalia comportamentos, a forma de pensar e o sentimento dominante no candidato no momento da aplicação. O resultado traz uma fotografia psicológica do participante e, por meio dele, é possível identificar tendências comportamentais como expansão ou introspecção, prudência ou inconsequência, segurança ou descontrole e, claro, os seus meios termos.

Na aplicação, o recrutador deve entregar uma folha em branco ao candidato e pedir que ele faça pequenos traços paralelos, da forma como desejar. As características desses traços – como distância, agrupamento, direção e tamanho das linhas – são o que irão definir o perfil do participante.

Teste IFP (Inventário Fatorial de Personalidade)

Esse teste traça o perfil de personalidade do candidato com base em necessidades psicológicas. As necessidades predominantes no resultado do teste explicam a motivação e o comportamento de cada pessoa. A explicação psicológica por trás disso é que os candidatos tendem a responder da maneira mais confortável possível, de forma que os favoreça.

Teste AC (Atenção Concentrada)

Pode ser aplicado tanto individualmente quanto de forma coletiva e mede a atenção, concentração e rapidez do candidato. É indicado para ser aplicado durante o processo de seleção para funções que exijam mais capacidade de concentração e foco.

O conceito se baseia na capacidade de selecionar uma fonte de informação entre várias disponíveis em um determinado momento e conseguir manter o foco nela no decorrer do tempo.

Os testes são excelentes ferramentas para deixar o processo de seleção ainda mais apurado e, é claro, ajudar a acertar nas escolhas dos candidatos. Utilize cada um deles de acordo com a vaga e com o seus objetivos!

Você conhece outros testes usados para seleção? Conte para a gente deixando seu comentário no post!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: