Candidatos Carreira

Vale a pena fazer pós-graduação logo depois de formar?

Uma das maiores decisões das nossas vidas é escolher um curso de graduação que vá nos proporcionar qualificação necessária para o trabalho dos nossos sonhos. Mas se engana quem pensa que as dúvidas acabam depois disso. Muitas vezes, durante o curso, conhecemos novas áreas do nosso interesse e surgem mais opções sobre o que fazer ao terminar a graduação: procurar logo um emprego ou se especializar mais um pouco antes disso? Essa é a principal dúvida dos recém-formados.

Estudar nunca é demais, e uma pós-graduação para especialização ou mesmo para dar continuidade aos estudos e pesquisas é sempre uma opção a ser considerada. Porém, é importante se ela deve ser feita assim que terminada a graduação ou se algum tempo depois. Se você está com essas dúvidas, não se preocupe: vamos esclarecê-las no post de hoje!

Categorias de cursos de extensão e pós-graduação

Antes de decidir, é importante conhecer os diferentes tipos de cursos disponíveis para depois da graduação e escolher o que melhor atende às suas necessidades e expectativas. Existem os cursos de extensão, ofertados para quem já passou ou não pela graduação — nesse caso, eles não são considerados cursos de pós-graduação. Os cursos de extensão têm curta e média duração, e oferecem certificados de conclusão.

Já a pós-graduação é dividia entre lato sensu, que engloba especializações, aperfeiçoamentos e MBAs, e stricto sensu, que são os mestrados e doutorados, ou seja, exige tempo para estudos e pesquisa. Eles são ideais para quem procura aprofundar ou mesmo complementar os conhecimentos adquiridos na graduação. Há quem aconselhe fazer o lato sensu logo após a graduação, uma vez que incrementa o currículo, facilitando a entrada no mercado de trabalho. Já o stricto sensu é recomendado para quem pretende seguir a área acadêmica e de pesquisador.

Pontos principais a se considerar

Em primeiro lugar, é preciso entender que fazer esses cursos apenas pelo título não é o adequado. Você deve estar disposto a se dedicar aos estudos, uma vez que os próprios colegas e professores (bastante reduzidos na pós-graduação, em relação à graduação) costumam ser a porta de entrada para boas oportunidades e estarão observando suas atitudes e desempenho.

Após decidir qual categoria se enquadra melhor em seus planos, é hora de escolher a instituição de ensino. Considere os horários dos cursos, se são presenciais ou a distância, a duração total e, claro, a reputação da instituição, bem como a avaliação do seu curso específico. Vale a pena pesquisar sobre pré-requisitos e processos de seleção, pois alguns programas de pós-graduação exigirão línguas estrangeiras, por exemplo.

Procure fazer um plano de carreira, organize seus horários e sua rotina e certifique-se de que tudo estará em harmonia antes de embarcar nessa jornada. Você certamente não se arrependerá desse investimento, principalmente se ele for feito feito com plena consciência do que você deseja para o seu futuro.

Com a ampliação das faculdades, ter mais qualificações e diferenciais é cada vez mais importante para conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. O estudo e conhecimento são sempre bem-vindos, então o que você está esperando para escolher logo seu próximo passo? Conte para a gente qual curso de pós-graduação melhor se encaixa no seu perfil e, caso você já tenha algum, o que ele acrescentou em sua carreira e vida!

Bons estudos e boa sorte!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: