Candidatos Carreira

Vale a pena fazer um Programa Trainee para começar a carreira?

Durante a graduação, os jovens se deparam com a iminente necessidade de ter uma boa oportunidade de trabalho e ascender profissionalmente. Essa ânsia por se dar bem na carreira faz com que o estudante procure desesperadamente estágios e processos seletivos de programa trainees. Mas essas alternativas devem ser bem avaliadas.

Os estágios são direcionados para os estudantes recém ingressados na graduação. Geralmente, as vagas são ofertadas a partir do segundo período, dependendo do curso e oferecem oportunidades para você aprender sobre a área para a qual está estudando. Já os programas trainee são direcionados para quem já têm um certo conhecimento e querem focar o desenvolvimento de sua carreira para cargos de liderança e gerência. Por isso, os processos seletivos para trainee são direcionados a estudantes recém-formados ou que estão prestes a se formar.

Se você está considerando seguir esse rumo na sua vida profissional, confira nossas dicas e saiba se vale a pena para você!

Vale a pena começar como trainee?

Não existe certo ou errado e, para cada um, há uma resposta mais adequada. Dependendo dos seus projetos de vida e do que você almeja para sua carreira, o trainee pode ser uma excelente opção para começar. Mas, se você tem algumas restrições, como viajar pela empresa ou mudar-se de cidade, ele pode não ser o mais indicado para você.

Quais são os pontos positivos de um programa trainee?

Como o foco desses programas é o desenvolvimento de novos líderes ou gestores, os programas trainee oferecem uma rápida ascensão profissional. Apesar de terem um período limitado de tempo (em média, doze meses) e não garantirem sua contratação pela empresa, as chances de você demonstrar seu potencial e ser contratado pela organização é grande. Outros dois pontos que merecem atenção são que os programas trainee costumam oferecer treinamentos técnicos e comportamentais de excelente qualidade e, dependendo da empresa, ofertam a experiência de vivência no exterior.

Como é o processo?

Cada empresa tem seus processos de seleção, que mais se adequam à realidade da organização e ao que elas procuram em um trainee. Porém, de modo geral, os programas trainee se dividem nas seguintes fases:

Inscrição

Nessa etapa, geralmente online, o candidato informa seus dados pessoais e profissionais. Nesse momento são observadas as vivências do candidato fora do país e a notificação de fluência no inglês. Antigamente, a graduação em uma instituição de renome tinha um peso no processo seletivo, mas isso não é mais importante.

Testes online

Após o primeiro filtro da inscrição, as empresas costumam aplicar teste online nos quais o candidato é convidado a demonstrar seus conhecimentos em atualidades, raciocínio lógico, fluência no inglês e até conhecimento no segmento da empresa. Vale lembrar que, pela integração do Brasil com seus vizinhos, o espanhol tem ganhado um lugar de destaque nos processos.

Dinâmica em grupo

Apesar de algumas empresas não adotarem essa fase, a maioria gosta de analisar o desempenho dos candidatos em grupo. A forma com que se relaciona e se porta em público e a capacidade de resolução de problemas em equipe são bem analisadas. Como é o primeiro contato pessoalmente dos selecionadores com os candidatos, se vestir bem e evitar vícios de linguagem ou gírias são boas dicas.

Prova oral de inglês

A necessidade do inglês é fundamental, principalmente para as empresas multinacionais. Geralmente, os programas trainee dessas empresas têm um momento de vivência no exterior ou acompanhamento de profissionais de fora nas unidades da empresa dentro do país. Por isso, é importante ser rápido nas respostas e mostrar segurança e fluência no idioma.

Painel de negócios

Nessa fase, é muito importante que o candidato tenha estudado a empresa e conheça sua cultura, pois gerentes de RH estarão observando o trabalho dos candidatos em um case complexo do segmento da organização. É a oportunidade de sugerir soluções criativas e propor a resolução de problemas apresentados.

Entrevista

Geralmente a última fase do processo de seleção, a entrevista ocorre com um dos diretores da empresa. Nessa etapa, sua motivação de ingressar no grupo e seu apurado conhecimento da instituição e até mesmo dos planos da organização são considerados diferenciais. Lembre-se de que o objetivo é formar líderes e gestores, então, você precisa saber se portar na presença do diretor.

Qual é o perfil valorizado para um trainee?

O candidato deve ter algumas características essenciais a todos líderes ou gestores. Profissionais que demonstram pró-atividade, flexibilidade, criatividade, ousadia, dinamismo, facilidade de trabalho em equipe e habilidade de aprender rapidamente ganham muitos pontos durante o processo seletivo. Portanto, procure sempre trabalhar essas qualidades.

O que acontece após a aprovação?

Os candidatos que sobrevivem ao extenuante processo de seleção para um programa trainee não devem imaginar que estarão no céu e terão boa vida. Um árduo processo acabou de se iniciar, no qual o novo profissional será submetido a um intenso job rotation. Ou seja, o trainee passa por todos ou vários setores estratégicos da empresa e deve aprender o máximo que puder, além de ter um perfil estratégico, levando sugestões e soluções criativas para o setor em que está. Esses períodos em diferentes setores são fundamentais para o trainee desenvolver sua visão ampla do negócio, o que o facilitará propor soluções integradas e criativas.

O que posso fazer para facilitar minha aprovação?

Quando o candidato, ainda que estudante, se dedica ao aperfeiçoamento de técnicas de gestão e liderança, além do estudo de línguas estrangeiras e do autoconhecimento, ele faz com que seu caminho para o sucesso em um programa trainee seja facilitado. Além disso, é de suma importância não atirar para todos lados: quem deseja alavancar sua carreira profissional com um programa trainee precisa ter foco. Deve analisar todas as possibilidades de processos seletivos e escolher as empresas com as quais se identifica. Por mais qualificado que você esteja, se os recrutadores perceberem que o seu perfil pessoal e profissional não é coerente com a cultura organizacional da empresa, você não terá chances de ser contratado.

Você quer participar de algum para programa trainee? Se sim, não deixe de acessar o portal de vagas Contratanet! Temos diversas oportunidades esperando por você. Cadastre-se gratuitamente e concorra às nossas vagas.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: