Empresas

Veja como buscar referências profissionais dos candidatos

veja-como-buscar-referencias-dos-candidatos

Nem sempre é possível captar todas as informações sobre as competências e personalidade de um candidato na hora da entrevista ou dinâmica de grupo. Além disso, é essencial que você verifique a veracidade dos dados do currículo antes de contratar um novo colaborador para a empresa.

É aí que entram as referências profissionais. Afinal, entender como determinado profissional se comportou em situações de trabalho anteriores pode ser um ótimo indicativo do desempenho do candidato na nova empresa. Além disso, as referências podem gerar insumos valiosos que complementam as informações obtidas durante o processo seletivo.

Mas você sabe como buscar as referências profissionais? Entende qual é a melhor forma de entrar em contato com os antigos empregadores dos seus candidatos? Leia este artigo e descubra!

Entre em contato por telefone

Uma das formas de buscar referências profissionais, muito utilizada pelos recrutadores, é o contato por telefone.

Para isso, você deve solicitar ao candidato uma lista de pessoas com quem ele trabalhou e o contato de cada uma delas. Esses profissionais podem ser colegas de trabalho, líderes e, até mesmo, subordinados, dependendo dos seus objetivos e necessidades.

Com isso, você é capaz de preparar um roteiro de entrevista por telefone e tirar todas as suas dúvidas sobre as referências profissionais fornecidas.

Mas lembre-se: seja sempre cordial e se apresente antes de solicitá-las. Essas informações são pessoais e, dessa forma, é essencial que a outra pessoa entenda o seu objetivo e confie em você para efetivamente dar referências verdadeiras e sinceras.

Solicite uma carta de referência

Muitos profissionais de RH preferem deixar as referências profissionais a cargo do candidato. Dessa forma, você pode solicitar a eles que consigam cartas de referência profissional e entreguem-nas durante o processo seletivo.

É importante orientá-los sobre as informações que a carta deve conter — como nome do profissional, período em que trabalhou com o funcionário e cargo na empresa — e o número mínimo de referências necessárias para a continuidade no processo.

Afinal, essa pode ser a primeira vez que muitos dos seus candidatos buscam as próprias referências profissionais, sendo essencial orientá-los para que o processo seja um sucesso.

Faça contato por e-mail

O e-mail é uma outra forma eficaz de buscar referências. Esse canal de comunicação oferece uma série de vantagens, uma vez que você pode montar um questionário específico e solicitar que o ex-colega do candidato responda em um momento mais oportuno.

Dessa forma, aumentam as chances de obter informações verdadeiras e sinceras sobre os candidatos e você tem acesso às referências completas.

Porém, é importante ter atenção à cordialidade e apresentação adequada no e-mail. Caso contrário, você corre o risco de não receber resposta alguma do profissional.

Buscar referências profissionais é um dos passos essenciais para garantir a efetividade do seu processo seletivo. Avalie as necessidades da sua empresa e escolha a melhor forma de entrar em contato com antigos colegas dos seus candidatos. Assim, você aumenta a qualidade do processo e, consequentemente, as chances de encontrar o talento perfeito para o seu negócio!

Se você gostou deste post, aproveite e assine agora mesmo a nossa newsletter. Assim, você recebe todas as atualizações do nosso blog diretamente no seu e-mail!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: